Vipassana: meditação em busca de transformações

Vipassana: meditação em busca de transformações

Imagine transformar, por meio de uma prática milenar, um ambiente repleto de crime e violência em um templo da paz. Essa é a proposta do documentário Doing Time, Doing Vipassana, que mostra como a meditação budista melhorou a qualidade de vida dentro do Tihar Jail, um dos presídios mais populosos da Índia.

Produzido em 1997 por duas diretoras israelenses, o relato aborda a prática da Vipassana – técnica de meditação que muitos afirmam ser mais antiga que o próprio Buda. A ideia de trazê-la para o universo dos presos veio de Kiran Bedi, a mulher responsável pelo presídio.

Com muita dedicação e garra, Bedi demonstrou que, mantendo respeito mútuo, é possível reeducar os presidiários através da meditação, permitindo que muitos sejam reintegrados à sociedade e adquiram maior consciência sobre suas ações passadas e futuras.

Tanto prisioneiros indianos quanto estrangeiros utilizaram a Vipassana. Como resultado, o local, antes infestado por violência e ódio, transformou-se, e permitiu que os presidiários passassem a enxergar o período de encarceramento como uma possibilidade de começar uma nova vida.

 Cena do documentário

Mudanças são possíveis?

Um dos grandes trunfos do documentário é evidenciar que pode existir consciência e transformações em um ambiente considerado completamente inadequado. Apesar de a prisão parecer algo bastante distante da sociedade em geral, assim como os encarcerados, os indivíduos livres também sofrem com reincidências em erros antigos e dificuldades para tomar o caminho certo em muitas fases de suas vidas.

Vipassana

Em tradução livre, Vipassana significa “ver as coisas como elas realmente são”. A técnica surgiu há 2.500 anos e está diretamente ligada ao Budismo, porém, pode ser praticada por todos, independentemente de crenças religiosas.

Um dos grandes benefícios do método é permitir que os indivíduos desenvolvam suas capacidades e aumentem o controle sobre suas vidas. Para isso, os praticantes costumam passar por um período de introspecção de 10 dias, no qual refletem sobre o percurso de suas vidas e determinam quais objetivos desejam atingir.

Ficou interessado no documentário? Clique aqui e veja o vídeo completo com legendas em português. Aproveite!

 

Leia também: Aula de Ritmos na Swimex

Tags: