12 mar O menino que tinha medo de água tornou-se nadador e técnico experiente!
Quem olha de longe não imagina que atrás da barba e do jeito despojado está um treinador exigente. Ilan Kuczynski Kessel nada desde os 6 anos, e se tornou um dos principais treinadores da Swimex, oferecendo toda sua experiência para nossos alunos.
Até os 3 anos, Ilan tinha medo de água, mas foram as aulas na piscina da Praça Oswaldo Cruz que o fizeram apaixonar-se por ela. Começou aos 6 anos, não conseguia colocar os pés no chão da piscina, mas já dava suas primeiras braçadas. Somente aos 12 anos começou a “treinar de verdade“, como ele mesmo diz: “Eu e minha irmã fomos para o Aquacenter Batel. Lá passamos pelos níveis até cairmos nas mãos do grande professor Jorge Takeda, um japonês de Londrina, ex-nadador, campeão paranaense de 200 metros borboleta, muito calmo e com uma didática espetacular”.
Com o passar dos anos, Ilan passou a competir e chegou à divisão I da Federação de Desportos Aquáticos do Paraná (FDAP) – como se fosse a categoria principal hoje em dia. No entanto, manter os índices não foi tão fácil e Ilan caiu para o campeonato estadual de aspirantes, quando competiu no Campeonato Comercial de Cascavel.
Para surpresa dele e de todos, aquele campeonato levou-o de volta à categoria principal como campeão dos 200 metros livre: “Sempre fui nadador de 200 metros costas, mas nadei forte, com muita técnica. Fiz uma provinha redonda. Recuperei meu índice para o principal e ainda ganhei um elogio do nadador mais forte da equipe, Luís Fernando Vendrametto”, conta orgulhoso.
Quando questionado se alguma vez pensou em desistir, Ilan é categórico: “Nunca pensei em desistir! O ambiente era ótimo, amigos que são amigos até hoje, um grupo forte. Talvez não o mais forte na água, mas muito unido, graças ao trabalho de um dos maiores educadores/treinadores que já conheci e tenho como exemplo para a vida toda, o Professor Doutor João Roberto Liparoti, um desses “seres” fora de série que temos a sorte de encontrar na vida. O foco era treinamento e formação humana, um cara genial. Fui parando com os treinos pela sequência natural da vida, mas nunca abandonei atividade física e jamais a água”.
Para cursar a faculdade, Ilan afastou-se das competições, mas não das piscinas. Durante o curso de Publicidade e Propaganda, foi dar aulas para crianças de 3 a 6 anos em um das academias da cidade: “Comecei dando aula de joelhos e fazendo muita bagunça, apostando em atividades lúdicas, ensinando os fundamentos”, conta.
Na época, descobriu-se como treinador e professor, quando um de seus alunos de 5 anos passou no teste do Clube do Golfinho, considerado um dos maiores clubes de natação competitiva do Paraná. “Foi um orgulho! Descobri que ensinar era uma paixão”, confessa.
Depois de concluir a faculdade de Comunicação, Ilan passou para o curso de Educação Física. Ao contrário dos colegas de classe, entrou no curso com 7 anos de experiência em academias e teve a oportunidade de conviver com grandes professores, os quais o inspiram até hoje.
Quando questionado sobre o esporte, Ilan esclarece: “Esqueçam aquela bobagem de ‘natação é o esporte completo’. Isso não existe, senão seria o fim de todos os outros, não concorda? Natação é um esporte, é uma boa atividade física, que deverá ser trabalhada conforme a necessidade de cada aluno”.
Além disso, explica que a natação exige dedicação e disciplina como qualquer outro esporte, principalmente para aqueles que pretendem competir: “Natação é basicamente dedicação 100% no período de treino, alimentação e descanso. Vou tirar do candidato a atleta o que ele puder me dar, sem dó”, brinca.
Ilan não voltou a competir, mas a água ainda é sua companhia constante. Hoje, além da natação, dedica-se ao Stand Up Paddle, ao surf e aos seus animais, duas cachorras que arrebataram seu coração. E, para este ano, Ilan tem planos ambiciosos: “Espero fazer a diferença na vida de muita gente. Desde aquele que quer perder o medo de mergulhar até o que quer chegar bem em águas abertas ou provas de piscina. Espero continuar ensinando com a mesma paixão”.
Leia também: Atividade física e envelhecimento
Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/