Rumo ao Sesc – Entrevista Bianca Mota

O Sesc Triathlon Caiobá é considerado o evento mais tradicional da modalidade no Brasil. Indo para sua 31ª edição no dia 24 de março de 2019, a prova reúne alguns dos melhores triatletas do país e promove uma verdadeira festa entre os 1.350 atletas que nadam, pedalam e correm em busca dos mais variados objetivos.

E já que esta prova reúne tanto os os mais experientes quanto aqueles que estão começando no triathlon, nada melhor que conhecer alguns atletas que treinam aqui na Swimex com a Manocchio Team.

Pra começar, vamos saber um pouco da história da triatleta Bianca Mota, 44 anos, enfermeira e mãe de 2 filhos. Confira!

Quando e como começou no Triathlon?

A história do início foi engraçada. Minha chefe foi até o corredor da empresa e disse: “Gente, preciso compartilhar, meu amigo, meu conhecido (sei lá que nome chamou – era o tal do Guilherme Manocchio) fez o 2º lugar no IRONMAN Brasil (nem sabia o que era isso)”. Isso foi em 2011 (se não me engano) e por algum motivo ficou na minha cabeça, mas nem fui atrás de nada, era sedentária e estava bem tranquila. Em 2012 entrou uma funcionária nova na empresa e ela me apresentou a corrida e por coincidência era a equipe Manocchio (do tal atleta que fez o 2º lugar). Fui super bem acolhida e tomando gosto. Em 2015, envolvida pelo clima dos colegas atletas, comprei uma bicicleta usada, gostei, participei de provas, ganhei pódios e agreguei a natação. Então em 2016 o triatlhlon se concretizou na minha vida.

Como tem sido a rotina de treinos para o Sesc Caiobá?

A rotina é sempre mais intensa quando se tem um objetivo concreto (as provas). A planilha é puxada, encaixando até 2 treinos por dia, mais alongamento (3x na semana ) e musculação (2x na semana), então acordar cedíssimo e dormir tarde é uma constante neste período.

Quais as suas expectativas para a prova?

A prova do Sesc é empolgante, tradicional e queremos fazer bonito. Eu não preciso ganhar, quero cumprir bem todas as modalidades, por mim.

Qual a importância da Manocchio Team e Swimex na sua caminhada até a prova?

A Swimex e a Manocchio se fundem. Oferecem estrutura, nome no mercado, querendo ou não isso tem um valor agregado, seja para o atleta muito amador, como eu, que faço para me sentir bem, ou para aqueles que vivem do esporte propriamente dito. Eu nado na Swimex e tiro proveito de todos os benefícios. Treinar no meu horário com a equipe e treinar nos horários livres com outros professores, para diversificar a metodologia, isso nos faz abrir a cabeça para novos ensinamentos e agrega para a modalidade.

Que conselho você daria para quem está pensando em começar a fazer Triathlon?

Não existe receita, mas antes de tudo é procurar uma assessoria que conheça o esporte, que elabore um treino que funcione, que te motive, te faça se apaixonar pelo desafio e, principalmente, não tenha pressa, respeite-se e acima de tudo divirta-se!