Rafa Trica, nova corredora Swimex Pro

Comecei a correr em 2012 por incentivo da minha mãe e por diversão, mas sem nenhuma pretensão. No início de 2014 fiz meus primeiros 5 km em uma corrida noturna. Foi amor à primeira vista e não parei mais. Fiz mais algumas provas de 5 e 10 km e fui me encantando cada vez mais com a energia, positividade e bem-estar que esses momentos me proporcionavam.

Em junho de 2014, fiz a minha primeira meia maratona em Floripa. Os resultados começaram a aparecer ao longo do ano e eu queria cada vez melhorar mias.

Em 2015 procurei o Guilherme Manocchio para saber como ele poderia me ajudar a melhorar meu desempenho. Fiquei encantada com a Manocchio Team e entrei na equipe para treinar para valer. Conheci pessoas fantásticas, fiz muitas amizades que me ajudaram muito nesses anos e me apaixonei. Conheci meu noivo que é treinador na MTT (L). Evolui muito com os treinos direcionados, conquistei alguns pódios em 2015 e 2016. Decidimos que eu iria fazer minha primeira maratona em 2017.

Em julho de 2017 completei a Maratona do Rio. Foi uma prova espetacular, com direito a segundo lugar na categoria. Fiquei muito feliz com esse excelente resultado na minha primeira maratona. Não preciso dizer que desde então é a minha distância favorita na corrida.

Na época eu não sabia nada sobre índice e sobre a mais famosa das maratonas, a Maratona de Boston. Foi então que uma colega da equipe me falou que eu tinha conseguido na maratona do Rio o tal de índice para Boston. Comecei a pesquisar sobre o assunto e obviamente fiquei encantada, querendo fazer a mais famosa das Majors, mas optamos por esperar mias alguns anos para que eu ganhasse mias experiencia na distância.

Foram mais quatro maratonas em 1 ano e meio, todas com bons resultados e com índice para Boston. Em agosto de 2018, fiz a maratona de Floripa e consegui meu melhor tempo dos 42.195 metros: 3:12:30 e 4º lugar geral junto com a elite. Decidimos que definitivamente eu estava pronta para Boston.

Foram meses de dedicação e planejamento. Queríamos muito baixar meu tempo, mas tive uma pequena lesão que me deixou fora de alguns treinos algumas semanas antes da prova. Apesar de tudo, tive liberação e fui realizar meu sonho.

No dia 15 de abril de 2019 realizei meu sonho. Fiz uma prova linda, cheia de emoção. Vibrava com cada espectador e recebia em troca uma energia maravilhosa. Foi meu segundo melhor tempo na distância e fui a segunda brasileira a cruzar a linha de chegada.

Ao longo desses anos, aprendi muito com o esporte. Aprendi mais sobre a lei do retorno. Quando fazemos algo com o coração, com dedicação e com amor os resultados aparecem. Sou muito feliz correndo. Muito feliz por tudo o que eu conquistei com o esporte, das amizades, qualidade de vida e bem-estar.

Para 2019, quero quebrar meus recordes nos 5, 10 e 21 km. Para isso preciso de muito treino. Muito fortalecimento e alongamento para aguentar a intensidade dos treinos e me preparar para as maratonas e quebras de tempo na distância em 2020!