Saiba mais sobre os Princípios do Uso e Desuso e da Individualidade Biológica

jovens-academia

Nesta semana, o gerente técnico da Swimex, Fabrício Kozel, falará sobre os últimos dois princípios do condicionamento físico: o princípio do Uso e Desuso e o princípio da Individualidade Biológica.

Encerrando a série de princípios básicos do condicionamento físico, abordaremos os dois últimos itens que devem ser considerados quando ingressamos na prática da atividade física contínua.

Sobre o princípio do Uso e Desuso, é preciso lembrar que o uso continuado de nossas funções estimula o aperfeiçoamento das mesmas. Em contrapartida, o desuso causa a deterioração do organismo como um todo ou em partes.

jovens-TRX

Esse princípio explica o porquê de os resultados obtidos na prática contínua de exercícios não se manterem caso você pare de treinar. Além disso, ele também nos relembra da importância de nos exercitarmos por toda a vida, para garantirmos nossa qualidade de vida e músculos fortes e resistentes. Por isso, se por qualquer motivo você não conseguir vir à Swimex, mantenha seu corpo em movimento.

Já o princípio da Individualidade Biológica determina que cada organismo reaja aos estímulos de um programa de exercícios de maneira individual. Ou seja, duas pessoas terão resultados diferentes respondendo ao mesmo estímulo.

homen-versus-mulher

Alguns fatores são determinantes nesse processo e têm grande influência sobre o resultado. São eles:

  • idade;
  • sexo;
  • alimentação;
  • existência de enfermidades;
  • período de repouso após o treino;
  • fatores genéticos;
  • nível de condicionamento.

Por essa razão, é de extrema importância que os alunos não tentem comparar seus treinos ou seus resultados com os de outras pessoas, pois dificilmente os resultados serão idênticos. O importante é dedicar-se ao seu programa de treinamento da melhor maneira possível, sempre respeitando os limites de seu corpo.

E por aqui encerramos os princípios básicos do treinamento. Para que você entenda cada vez mais sobre o seu programa de exercícios, nós, professores Swimex, estamos à disposição para esclarecer suas dúvidas.

Até a próxima, e avante Swimex!

Fabrício Kozel

Fabrício Kozel
Gerente técnico da Academia Swimex

 

 

Leia também: O que são os princípios da especificidade, progressão e continuidade?

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/