Prática de atividades físicas na terceira idade

Prática de atividades físicas na terceira idade

Praticar atividades físicas na terceira idade é uma maneira eficiente de melhorar a qualidade de vida. Aliando exercícios a refeições nutritivas e hábitos saudáveis, o aluno consegue minimizar o risco de diversas doenças, especialmente as que acometem o sistema cardiovascular.

Benefícios das atividades físicas

Com o passar dos anos, as pessoas perdem massa muscular e óssea, flexibilidade e equilíbrio, além de sofrerem alterações no sistema fisiológico. Ao praticarem atividades físicas, os idosos conseguem retardar significativamente esses processos e também obter benefícios psicológicos, entre eles o aumento da sensação de bem-estar, melhor sociabilidade, diminuição da ansiedade e depressão e maior independência.

Atividades físicas na melhor idade

Como explica a professora de Fisioterapia Fernanda Lanuez, ao portal Minha Vida: “(…) o exercício físico é um grande instrumento que pode ser utilizado na manutenção e na melhora da memória, já que pela repetição e dificuldade na realização dos movimentos exigidos, trabalha-se a concentração, a atenção, o raciocínio e o aprendizado motor”.

Exercite-se desde cedo

É preciso ressaltar que o envelhecimento biológico não acompanha necessariamente a idade cronológica. Segundo a especialista em treinamento Valéria de Souza, dependendo do estilo de vida do indivíduo, pode ser que ele chegue à velhice mais tarde, principalmente se o seu condicionamento físico for bom, o que torna essencial a prática esportiva desde a juventude.

“Há pessoas de 60 anos com um condicionamento físico e qualidade de vida melhor do que algumas de 30 anos. O sedentarismo é sem dúvida um poderoso inimigo para quem deseja uma vida saudável“, conta ao portal Mais Equilíbrio.

Atividades físicas na Swimex

Restrições e modalidades indicadas

Antes de praticar uma modalidade, o aluno deve passar por uma avaliação médica, que será responsável por estabelecer os limites para determinado exercício, conforme aconselha o educador físico e pesquisador Ricardo Cassilhas. “A partir disso, deve-se realizar uma avaliação física para mensurar características como força, flexibilidade e capacidade cardiopulmonar“, explica à revista Viva Saúde.

De maneira geral, não existem modalidades que os idosos devam evitar. Porém, os especialistas costumam indicar exercícios aeróbios, de musculação e flexibilidade – para melhorar as capacidades prejudicadas pelo avanço da idade.

Em nosso site, você encontra diversas modalidades que podem se adequar a suas necessidades!

Leia também: Ânimo nas atividades físicas durante o inverno