Power House e a consciência corporal através do Pilates

aula_pilates_swimex

Você sabe o que significa o Power House? O professor de Pilates da Swimex, Ali Annan, explica esta semana o que é este “centro de força” e como são os exercícios iniciais que os praticantes devem se submeter para fortalecê-lo. Confira o texto completo do professor:

A Academia Swimex foi pioneira ao trazer o autêntico método do Pilates para Curitiba em 1998, quando o adaptamos a realidade dos nossos alunos, através das atividades em sala de aula, mais conhecida como Mat Pilates. A partir desta data, o ensino e aprendizagem da recente metodologia difundida nos meios da educação física e das academias surgem como uma nova opção de treinamento e condicionamento das capacidades físicas.

Durante a prática do Pilates, o aluno é exigido perante algumas solicitações físicas como: flexibilidade, força, coordenação e resistência. Pois os exercícios do método foram pensados para fortalecer o que Joseph Hubertus Pilates, criador da metodologia, chamava de Power House ou “a casa de força”. Localizada na região central do corpo, este centro abrange as estruturas abdominais e da cintura pélvica, as partes internas dos glúteos e coxas, assim como a sustentação dos órgãos e vísceras. Deste modo, através deste centro físico motor, o método inicia o ensino da pratica de várias posturas e movimentos.

O trabalho em sala de aula foi adaptado respeitando as diferenças de condicionamento físico dos alunos, assim os exercícios são realizados de modo personalizado e respeitando a realidade de cada um. Contudo, apesar de termos alunos com um maior condicionamento físico do que outros, ambos não estão adaptados ao método do Pilates, porque o delineamento dos exercícios propostos pelo seu criador deverão seguir com propriedade para o fortalecimento deste centro físico motor, o Power House. A partir do fortalecimento desta região o aluno começará a evoluir e avançar de forma correta para obter os benefícios da modalidade.

aula_pilates_swimex_2

Os exercícios propostos pelo método iniciam-se em sala de aula, de frente a um espelho, para que nossos alunos aprendam a observar a sua imagem e identificar as partes do seu corpo. Então poderão integrar a sua imagem corporal às partes de seu corpo através de princípios que J. Pilates definiu em seu método: centralização, concentração, coordenação, precisão, respiração e fluência.

Os exercícios em sala de aula seguem a risca um pressuposto hemodinâmico e metabólico, por isso os exercícios iniciam-se deitados. A partir do domínio dos movimentos e da postura, acredita-se que o aluno terá melhor conscientização do que está fazendo. Como muitos alunos chegam às nossas aulas apresentando deficiências musculoesqueléticas, como encurtamentos musculares, e algumas vezes com algum nível de patologia na coluna vertebral, é necessário que iniciemos a prática aplicando exercícios que ofereçam a estabilidade necessária à coluna, que são feitos na posição em decúbito ventral (deitado de barriga pra cima).

Os exercícios dados em sala de aula também utilizam alguns acessórios, como colchonetes, bastão, apoio para a cabeça, pesos leves e o famoso Magic Circle, criado por Pilates para aprimorar e aprofundar o trabalho do Power House.

Ali Annan – Professor de Yoga – 1.164 G/PR

Leia também: Com dores nas costas? O Yoga pode ser a solução!

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/