Mantenha uma postura correta durante exercícios físicos

Mantenha uma postura correta durante exercícios físicos

Já está comprovado que praticar exercícios regularmente é muito benéfico à nossa saúde física e psicológica. Movimentar o corpo auxilia na prevenção de doenças, na melhora do sistema cardiovascular e ajuda a equilibrar o peso. Porém, mesmo que a atividade física seja de baixo impacto, como caminhadas e hidroginástica, é essencial que você seja orientado por um educador físico, para garantir que execute os movimentos corretamente e o principal: tenha uma boa postura.

Manter a coluna em uma posição correta permite que o benefício do exercício seja potencializado caso contrário, poderá sentir cansaço precoce e até mesmo provocar e agravar lesões. “É preciso ter atenção redobrada com a postura para prevenir lesões nas costas e evitar problemas como hérnias e alterações nas curvaturas normais da coluna”, explica Helder Montenegro, fisioterapeuta e presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC) à revista Pense Leve.

Além desses problemas, o portal Sua Corrida alerta que a flexão e a rotação da coluna de maneira incorreta podem gerar danos a médio e longo prazos, como desvios posturais, lombalgias e cervicalgias. “Esses problemas ainda podem evoluir para abaulamentos discais (resultado da degeneração dos discos intervertebrais da coluna) e espondilolisteses (quando ocorre o deslizamento de uma vértebra sobre a outra)”, acrescenta Montenegro.

Exercício afundo

Na Musculação

A Musculação é uma das modalidades nas quais os alunos mais se descuidam da postura. Por isso, os aparelhos devem ser ajustados de acordo com o tamanho de cada um. Já na hora dos exercícios, a atenção deve ser redobrada.

No exercício afundo, por exemplo, que trabalha com a musculatura das coxas e dos glúteos conforme a imagem a cima, o aluno precisa evitar inclinar o tronco à frente e não fazer força com a perna que também está à frente. “O ideal é contrair o abdômen, alinhar a coluna e flexionar o joelho direito até formar um ângulo de 90 graus em relação à coxa, sem deixá-lo ultrapassar a linha da ponta do pé e depois repetir do outro lado”, explica o fisioterapeuta.

Outras modalidades

Várias modalidades auxiliam a manter uma postura correta

Além da Musculação, outras aulas também devem ser realizadas sempre com atenção à postura, como o Alongamento e a Corrida. Uma dica de Montenegro para evitar lesões e acostumar seu corpo ao exercício é sempre alongar-se antes das atividades, sem deixar de lado a etapa do aquecimento.

Quando você for realizar os demais exercícios do seu treino, não hesite em conversar com a equipe de professores da Swimex, nossos profissionais estão capacitados para corrigir erros posturais e lhe orientar como os movimentos devem ser feitos corretamente.

Leia também: Benefícios das subidas e descidas no Step