Por que consumir alimentos orgânicos?

Por que consumir alimentos orgânicos?

Encontrados antigamente apenas em lojas de produtos naturais e através de pequenos agricultores, os alimentos orgânicos começaram a ser produzidos em pequena escala na década de 70. Quarenta anos mais tarde, o cenário mudou completamente. Hoje em dia, devido à facilidade em adquiri-los nos supermercados e feiras municipais convencionais, eles estão cada vez mais presentes nas refeições dos brasileiros.

Mas quais os motivos responsáveis pela popularização dos orgânicos? A resposta é a inexistência de agrotóxicos em seu processo produtivo. Durante o cultivo, os alimentos não recebem nenhum tipo de produto que possa danificar a saúde dos consumidores, como aditivos sintéticos, sementes transgênicas e fertilizantes químicos. No plantio, os únicos elementos utilizados são os adubos naturais que combatem pragas e fertilizam o solo.

Outra vantagem é o sabor único. “O cultivo dos orgânicos preserva o sabor original do alimento, que é mantido devido à ausência de produtos químicos”, explica a nutróloga Paula Cabral ao portal Corpo a Corpo.

Quais alimentos podem ser orgânicos?

Variedade de alimentos orgânicos

Selo para alimentos orgânicos no BrasilAtualmente, é possível manter uma alimentação 100% orgânica, pois a variedade de itens é enorme: frutas, verduras, legumes, carnes, sucos, geleias, grãos, cereais, café e ovos. Para você ter a garantia de que realmente são produzidos sem aditivos químicos, fique atento ao selo de certificado do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica contido na embalagem.

“Os alimentos certificados no Brasil são de pequenos agricultores familiares. O Instituto Biodinâmico (IBC), por exemplo, é um certificador brasileiro reconhecido internacionalmente”, acrescenta a nutróloga.

Por que eles custam mais?

Produção de alimentos orgânicos é mais complexa

É comum que alimentos orgânicos custem até 50% a mais do que os convencionais. Contudo, o preço elevado é justificado pela dificuldade em cultivá-los, o que gera uma produção menor. “Alguns produtos são sempre mais caros, porque são de adaptação forçada ao nosso ambiente. A batatinha e o tomate, por exemplo, são difíceis de produzir, pois exigem clima ou solo muito diferente do que as condições em que a gente vive. E isso faz com que custem mais”, explica o Carlos Armênio Khatounian, professor do departamento de Agroecologia e Agricultura Orgânica da Esalq-USP ao Planeta Sustentável.

Em Curitiba, para incentivar os pequenos agricultores e facilitar o acesso aos alimentos orgânicos, a Prefeitura Municipal realiza feiras diariamente. Clique aqui e confira os horários e locais onde elas ocorrem.

Leia também:  Experiência na Hidroginástica 

Por fora parece uma academia. Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba. Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/