Por que consumir alimentos integrais?

Por que consumir alimentos integrais?

Devido a seus benefícios ao organismo – sobretudo pelo bom funcionamento do sistema digestivo –, os alimentos integrais são frequentemente associados a uma refeição saudável. Mas, mesmo bastante conhecidos, o que realmente caracteriza as comidas integrais?

Basicamente, são grãos e cereais, como arroz e trigo, que não passaram pelo processo de refinação e acabam conservando todas as suas partes, incluindo as cascas e os farelos. Como resultado, não há descarte de nutrientes, já que “a concentração de minerais e vitaminas é maior nas cascas, onde estão também compostos importantes como as fibras”, segundo a nutricionista Jocelem Salgado à revista Superinteressante.

Benefícios à saúde

Vários alimentos tradicionais podem ser substituídos pelos integrais, como arroz, farinha, pão, macarrão e até mesmo biscoitos. Apesar de serem um pouco mais duros do que as comidas refinadas, eles são extremamente positivas para o organismo, pois auxiliam em uma absorção mais adequada de nutrientes e são ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais.

Benefícios dos alimentos integrais

Um exemplo é quando ingerimos carboidratos na forma de grãos integrais, o que diminui o estímulo à produção de insulina. O resultado é benéfico, uma vez que, se o corpo produz mais insulina, aumenta-se o risco de se desenvolver diabetes. “Foi uma evolução da vida moderna começar a trocar esses grãos pelas farinhas e pelos alimentos mais processados. Agora, se vê a consequência e se preconiza uma volta a produtos um pouco mais integrais”, destaca José Gomes Arêas, Doutor em Ciência dos Alimentos, ao programa Globo Repórter.

A presença de fibras também é essencial nesses alimentos. Elas auxiliam na limpeza do organismo, pois não são absorvidas pelo intestino. Além disso, proporcionam maior sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos: “Apesar de os alimentos integrais apresentarem mais calorias do que os refinados, a quantidade de fibras contidas nesses alimentos proporciona maior saciedade, reduzindo o apetite e, consequentemente, a quantidade de alimentos ingeridos”, explica a nutricionista Patrícia Zuanazzi Pereira ao Hospital Albert Einstein.

Opções com alimentos integrais

Se você deseja transformar sua alimentação, mas ainda não se acostumou com o sabor dos alimentos integrais, experimente utilizar uma grande variedade de temperos e cozinhá-los bem. Assim, você garante uma refeição saudável e saborosa.

Leia também: Aumente o ânimo na Musculação