Os efeitos da música sobre seu treino

Quando você treina com música, sente que seus exercícios rendem mais? Você não está sozinho nessa.

Segundo o pesquisador da Universidade de Brunel em Londres, Costas Karageorghis, ouvir música faz as pessoas correrem maiores distâncias, andar de bicicleta por mais tempo e nadar com maior ânimo do que se não tivessem esse recurso. Ele, que é uma referência mundial nos efeitos psicológicos da música sobre o indivíduo durante a prática de exercícios, acredita que a música funciona como uma “droga legal que melhora a performance”.

As principais razões que fazem de treinar ouvindo música uma atividade prazeroso é a velocidade e a resposta rítmica que determinada canção causa sobre o atleta. Por isso, diferentes pessoas preferem estilos variados, como o Hip-hop, Pop, Rock ou Eletrônico. Ao escutar os gêneros de sua preferência, e mesmo que a pessoa não consiga (ou não queira) treinar na exata batida da música, seu corpo usará energia de uma maneira mais eficiente.

Descobriu-se também, por meio de pesquisas, que escolher a música com a qual você vai treinar não é tão simples quanto parece. Ao criar uma playlist, a pessoa considera as memórias, emoções e associações que cada canção evoca em sua mente, pensando se ela vai ajudar seu desempenho, ou se só servirá para lembrar de situações passadas, desacelerando seu ritmo.

Karageorghis também constatou que seleções musicais com Pop e Rock aumentam a resistência de corredores em até 15%, coincidentemente aumentando seus níveis de prazer durante o exercício. Outro dado descoberto é que treinar ouvindo a trilha sonora de seu filme ou série favorita pode ser uma forma de transportar o atleta para outra “dimensão”, aumentando sua constância e rendimento do exercício.

Agora que você já sabe os benefícios da música no seus treinos, que tal criar uma playlist para deixá-los ainda mais animados? Ou então escutar alguma das playlists da Swimex no Spotify. Uma delas com certeza vai combinar com você. 😉

Link sobre a pesquisa de Karageorghis: http://www.scientificamerican.com/article/psychology-workout-music/