Natação desde a infância na Swimex

Natação desde a infância na Swimex

Direcionada a crianças e adolescentes, a Natação Infanto-juvenil da Swimex busca estimular a prática esportiva ainda na juventude, respeitando sempre as particularidades de cada faixa etária. A partir dos nove anos de idade, já é possível dar as primeiras braçadas.

Tanto para jovens como para adultos, a natação é considerado um esporte completo, pois trabalha todos os grupos musculares. Como explica Lorena Fernanda de Matos, professora da Swimex, “os alunos desenvolvem a coordenação motora e a noção espaço-temporal. Por ser uma atividade aeróbia, contribui ainda para a redução da gordura corporal e melhora da capacidade cardiorrespiratória”.

Benefícios psicológicos

Natação para jovens na Swimex

Para os pais que desejam estimular seus filhos em cidadãos conscientes, a natação é um ótimo esporte. Apesar de ser uma modalidade individual, os alunos aprendem questões sobre coletividade, respeito e cooperação durante as brincadeiras realizadas na piscina e os exercícios de revezamento.

Outro ponto positivo é a ajuda extra que a natação proporciona para o desempenho escolar das crianças. Ariane Lantmann, também professora da Swimex, comenta: “Sob o meu ponto de vista, um dos mais importantes aspectos psicológicos é a concentração. Durante as aulas, é preciso pensar em muitas coisas ao mesmo tempo, como a execução das braçadas e pernadas, respiração, posição do corpo na água e propulsão”.

Segundo a professora, todo esse trabalho de concentração ajuda os jovens nos resultados dentro e fora da água, tornando-os pessoas mais focadas e colaborativas.

Rotina de exercícios na natação

Como durante as aulas há pessoas de diversas faixas etárias, todos os treinamentos seguem o limite de cada aluno. A professora Lorena conta que os treinos começam com o aquecimento, envolvendo na maioria das vezes todos os estilos de nado.

Piscina da academia Swimex

“Logo após ocorre um aprimoramento técnico, buscando desenvolver a técnica correta dos nados. Em seguida, realizamos uma série principal na qual os alunos nadam de forma contínua, buscando a melhora do condicionamento físico”, afirma. Para finalizar as aulas, os professores proporcionam atividades relaxantes, atenuando a fadiga.

Para conhecer mais sobre a grade de horários da Natação Infanto-juvenil, acesse nosso site.

Leia também: Conheça os diferentes tipos de açúcar