Como a musculação pode prevenir a diabetes entre mulheres

Como a musculação pode prevenir a diabetes entre mulheres

Além de auxiliar na manutenção do peso e no ganho de massa muscular, a musculação pode ser a nova aliada do público feminino no controle da diabetes tipo 2. Um estudo feito por cientistas da renomada Faculdade de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, alerta que praticar exercícios de resistência muscular, como flexões e levantamento de peso, reduz consideravelmente o risco de desenvolver a doença.

 

De acordo com a BBC Brasil, a pesquisa acompanhou cerca de 100 mil enfermeiras norte-americanas durante oito anos e procurou relacionar quais dessas mulheres praticavam atividades físicas e quantas tiveram diabetes. Ao final, os cientistas descobriram que 3.400 enfermeiras estavam com diabetes tipo 2. Em contrapartida, aquelas que praticavam musculação tiveram menos chances de estar nesse grupo.

Exercícios aeróbios ou musculação?

Durante a investigação, os cientistas de Harvard analisaram que a musculação potencializa os benefícios dos exercícios físicos. Constatou-se que mulheres que faziam mais de 150 minutos de qualquer atividade física obtiveram 40% menos chance de desenvolver diabetes do que o público sedentário. Já as enfermeiras que somavam uma hora de musculação a esses 150 minutos semanais diminuíram para um terço as chances de desencadear a doença futuramente.

Benefícios da Musculação

De acordo com a faculdade, apesar de o estudo contemplar apenas mulheres, várias outras pesquisas já haviam analisado esses quesitos em relação ao grupo masculino. Os especialistas norte-americanos defendem que a massa muscular desenvolvida na musculação atua como uma espécie de amortecedor contra o diabetes. Dessa forma, sugere-se que musculação e exercícios de resistência sejam inseridos à rotina diária de atividades esportivas, com o objetivo de proporcionar maior proteção ao organismo.

“Apesar das limitações envolvidas, a pesquisa destaca a mensagem de que ter um estilo de vida saudável e ativo pode ajudar a reduzir o risco de se ter diabetes 2. Nossa recomendação é que as pessoas encontrem uma atividade física de que gostem, assim é mais fácil se manter motivado“, disse o médico Richard Elliot, porta-voz da instituição.

Leia também: Andréa Knaut e a Cozinha Terapia