Mindful Eating: comendo conscientemente

O Mindfulness é encontrado em diversas culturas e cada vez mais está presente na clínica contemporânea. Ele pode ser definido como a busca por um estado mental, uma alternativa à desatenção e escapatória ao estado de “piloto automático” em que vivemos, aumentando da flexibilidade psicológica e prevenindo ou melhorando o estado de estresse.

Mindful Eating

Inserido nessa perspectiva, o Mindful Eating valoriza a simplicidade de parar e estar presente – de verdade – em nossas refeições. Essa prática é muito válida nos dias de hoje. Temos uma vida corrida, sem tempo, muitas prioridades, cobranças e outros fatores que acabam causando estresse crônico. No entanto, apesar de não conseguirmos fugir 100% dessas situações, podemos lidar de maneira diferente com elas.

Hoje em dia, não sabemos mais identificar sinais básicos como fome e saciedade. Esses sinais passam despercebidos ou, na verdade, desaprendemos a senti-los. Estamos perdendo a conexão com nosso próprio corpo.

Com o Mindful Eating utilizamos todos os sentidos do corpo para o ato de comer. A ideia é dar atenção plena ao alimento, pois na maioria das vezes nosso foco não está ali, mas sim no celular, TV, tablet ou nas atividades que serão feitas mais tarde.

Nas palavras de Jan Bays, autor de livros sobre Mindful eating, “comer com atenção plena é uma experiência que engaja todas as partes do nosso ser – corpo, mente e coração – da escolha ao preparo da comida, bem como no ato de comê-la em si. Envolve todos os sentidos. O comer com atenção plena nos imerge nas cores, texturas, aromas, sabores e até mesmo nos sons do comer e beber. Permite que sejamos curiosos e até lúdicos enquanto investigamos nossas respostas à comida e nossos sinais internos de fome e saciedade”.

Algumas dicas parar praticar o Mindful Eating

Comece com as principais refeições. Evolua e coloque em prática em todas refeições do dia.

1. Respeite sua fome

Comer de 3 em 3 horas… Não parece muito mais sensato você comer no horário que está com fome? Não negue sua fome. Perceba quais são os horários de maior apetite, qual sabor prefere naquele momento. Preocupe-se em entender melhor como funciona sua saciedade e sua fome.

2. Respire

Parar por um momento e respirar profundamente pode ajudar muito a manter a atenção na refeição. É muito comum estarmos atrasados, estressados, preocupados. Assim, respirar profunda e calmamente faz você ficar mais consciente do ato de comer, com menos ansiedade e com a atenção devida para a refeição.

3. Dedique sua total atenção

Estamos cada vez mais distraídos. Não comemos mais em casa e com tempo. Hoje comemos em restaurantes barulhentos ou na mesa de trabalho falando ao celular e respondendo e-mails. Vivemos outros tempos, mas a digestão adequada e a percepção de saciedade dependem da atenção que damos ao alimento ou refeição.

4. Mastigue mais

Automaticamente, ao ficar mais atentos iremos mastigar mais. A refeição se torna muito mais prazerosa e damos tempo ao cérebro de sinalizar o momento em que estamos satisfeitos, evitando comer em excesso.

5. Escute seu corpo

Perceba como seu corpo de comunica, valorize os sinais que ele emite. Abdômen estufado, intestino sem funcionar há dias, queimação no estômago e alergias podem ser sinais de que alguns alimentos ou a forma de comer está errada.

6. Saboreie

Compre poucos e bons alimentos, escolha com carinho, prepare com capricho. Comer tem um aspecto cultural envolvido e isso não deve ser esquecido. Portanto, aprenda a saborear suas refeições. Aproveite! Garantimos que essa satisfação trará muito prazer e maior equilíbrio nas próximas refeições.

Mais informações no site The Center for Mindful Eating