Luis Ohde: Voltando das férias

Final de ano é sempre um momento de pausa. As tão merecidas férias servem não apenas para o descanso, mas também para pensar nos próximos objetivos a serem alcançados. E para os atletas, isso não é diferente! Mas depois que a época de comemorações passa, é hora de voltar aos treinos.

Como é esse processo?
Será que é fácil até para quem pratica atividades físicas há anos?

Por isso, o Swimex Pro Luis Ohde, nos contou um pouco como é a sua volta para a rotina e algumas dicas para facilitar essa retomada. Olha só!

Mesmo vivendo a carreira de profissional ele também tem seu momento no ano de descanso. Em 2017, foram 3 semanas de férias em dezembro que aproveitou para fazer tudo que se privei o ano todo: comer, viajar (para passear e não competir), dormir tarde e tomar algumas cervejas. A única coisa que não fez foi treinar!

Para ele, este descanso é necessário para compensar um ano de treinos e competições – ao todo, foram 15 em 2017. Dar um tempo para o corpo e para a cabeça é essencial para conseguir retomar para os próximos desafios.

Para voltar a rotina, o atleta separa sua rotina profissional em cinco pilares: treino, fortalecimento, sono, alimentação e psicológico e retoma um de cada vez.

1. Psicológico: sabendo que será mais um ano de alto nível de esforço e stress, ele prepara sua cabeça. Ele anota todos os objetivos de 2018 em uma agenda – como tempos, resultados e objetivos pessoais – todos perfeitamente atingíveis, que os motivam a retomar o treinamento e fazer o melhor todos os dias.

2. Alimentação: seguindo as orientações de seu nutricionista, ele volta a se alimentar corretamente, pois com uma alimentação saudável o corpo começa a ter mais energia, facilitando a retomada do terceiro pilar, o sono.

3. Sono: voltar a dormir cedo e mais (mais ou menos 8h de sono) são suas maiores dificuldades para encaixar na rotina. Porém, isso é fundamental para tudo: seja para treinar ou para trabalhar, estar bem descansado e bem alimentado faz com que o corpo se recupere e desempenhe melhor nos treinos.

4. Fortalecimento: antes de retomar a temporada de treinos é fundamental estar forte e bem alongado. A alta carga de treinos que as provas de triathlon exigem muitas vezes ocasionam lesões que na maioria dos casos poderiam ter sido evitadas com fortalecimento correto na pré-temporada, que combinado com alimentação correta e sono suficiente diminuem significativamente os riscos de machucar no “meio do caminho”.

5. Treinos: por último, ele retoma os treinos de natação, ciclismo e corrida. Sempre os primeiros treinos após as férias são “pesados” – e isso é perfeitamente normal! Porém, com os outros pilares já alinhados e funcionando, em pouco tempo já atinge a forma física e a performance novamente, só que dessa vez, com mais motivação, descansado e cheio de energia para encarar o ano que está por vir!