06 jan Livros sobre corrida que são pura inspiração
Que tal exercitar o cérebro enquanto o corpo descansa? Para isso, preparamos uma lista com livros sobre corrida que são pura inspiração. Confira:
Correr, de Drauzio Varella
Escrito pelo médico oncologista Drauzio Varella, maratonista conhecido pelos apaixonados por corrida, este livro traz as experiências pessoais do autor e também fala de aspectos históricos da maratona.
Ele relata como e por que decidiu sair do sedentarismo por meio da corrida, relata o desafio da primeira maratona e faz um panorama da história das corridas desde sua origem.
Além disso, ele também oferece informações médicas sobre a prática. No livro, ele conta como equilibra seus treinamentos e sua vida atribulada de médico, transformando esporte para além de um hobby, mas uma maneira de encarar os desafios de outras formas.
A semente da vitória, de Nuno Cobra
Nuno Cobra é paulista de São José do Rio Pardo e foi preparador físico de muitos atletas famosos, como Ayrton Senna, Rubens Barrichello e Mika Hakkinen.
Este é um livro para corredores, pois ele fala de qualidade de vida. Ele ensina seu método baseado em quatro pilares fundamentais para qualidade de vida os quais incluem sono revitalizador, alimentação adequada, exercício físico sistematizado e meditação.
Neste livro, Nuno tem como objetivo ajudar as pessoas a descobrirem a extraordinária força que existe dentro de cada um, trazendo elementos para que elas se percebam mais fortes e capazes, possibilitando transformações inacreditáveis.
O que antes parecia impossível torna-se possível quando alguém se sente apto a transpor todos os obstáculos, conhecendo a sua verdadeira grandeza interior. Nuno enfatiza também a importância de se viver no “presente”, sem se lamentar pelo que aconteceu no passado ou criar muitas expectativas em relação ao futuro.
Nascido para correr, de Christopher McDougall
O livro “Nascido para Correr” conta a experiência real vivida por Christopher McDougall, jornalista e corredor. Este é um livro para corredores que mostra que o corpo humano foi sim projetado para correr.
Ele decidiu escrever este livro depois de escutar de um médico especializado em lesões que o corpo humano não aguenta o exagero que a corrida proporciona. Ele sai em busca de respostas na maior aventura de sua vida.
Ele não se contenta em buscar respostas somente em laboratórios. Então resolve ir até os desfiladeiros mais isolados do México, onde vivem os índios Tarahumara, para descobrir como esse povo consegue correr por dias seguidos. Eles correm 48h sem parar, sem treinamento, sem se machucar e com grande alegria. Além disso, muitas vezes descalços ou com sandálias.
A obra é rica e envolvente e apresenta de maneira fluida estudos sobre o início da arte humana de correr, além de outros estudos sobre fisiologia humana e nutrição.
Maratonando: Desafios e descobertas nos cinco continentes, de Rodolfo Lucena
O livro “Maratonando” surgiu de uma série de reportagens e textos que o jornalista Rodolfo Lucena escreveu para revistas especializadas, contando sobre suas experiências em corridas pelo mundo todo, indo da Califórnia à Muralha da China, passando pela Finlândia e pela Rússia.
Ele fez este livro para mostrar as provas que oferecem desafios inusitados se comparadas às corridas mais conhecidas e famosas.
A intenção do autor é mostrar que correr uma maratona envolve experiências muito diversas, aprendizados diferentes, em vários níveis: o físico, o autoconhecimento e suas relações com as pessoas e o mundo externo.
Maratonando é um relato dessa paixão pela corrida e das viagens. O autor busca produzir um texto que chame a atenção e seduz não apenas o corredor, mas esportistas em geral.