A importância dos carboidratos

A importância dos carboidratos

Principal fonte de energia para o organismo, os carboidratos são elementos básicos que devem estar presentes diariamente nas refeições. São estas substâncias a principal fonte de combustível necessário para o cérebro, a medula, as células vermelhas do sangue e os nervos, mantendo o corpo funcionando e dando a força necessária para atividades rotineiras, como caminhar e trabalhar.

Ingestão diária

Apesar de muitas dietas populares defenderem a restrição de carboidratos, a deficiência desse elemento em nosso organismo pode trazer sérios riscos para o sistema nervoso central, conforme afirma a nutricionista Daniela Cyrulin ao portal Minha Vida: “Uma inadequada ingestão desse nutriente pode causar cansaço e fadiga. Isso porque os estoques desse nutriente no nosso organismo são bastante limitados, ao contrário dos estoques de gordura“.

O ideal é que, em média, 50% do total calórico ingerido diariamente seja em forma de carboidratos. Já para quem pratica atividades físicas, essa quantidade pode aumentar, variando de acordo com o tipo, a intensidade e a frequência do treinamento.

 Refeição com carboidratos

“Com uma ingestão adequada de carboidrato antes do treino, conseguimos disponibilizar energia suficiente para um bom desempenho, otimizando a performance e retardando a fadiga muscular, conseguindo sustentar o exercício por mais tempo”, explica a nutricionista esportiva Marina Cargnin ao portal de notícias Clic RBS.

Onde encontrar carboidratos

A substância é uma das mais fáceis de ser encontradas. Ela está disponível no arroz, na batata, na mandioca, e também em pães, bolachas, aveia, granola, cereais, frutas, legumes e massas em geral. “Vale lembrar que, além do carboidrato, esses alimentos também fornecem para o nosso organismo alguns outros nutrientes, como vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina A”, acrescenta Daniela Cyrulin.

Caso você opte por ingerir carboidrato através de pães, arroz e bolacha, procure a versão integral desses alimentos, pois eles contém maior quantidade de fibras – também importantes para a saúde.

Leia também: Durma melhor

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/

Tags: