A Importância da Respiração Correta

Mesmo sendo essa uma atividade autônoma do nosso organismo, sabemos que uma respiração consciente pode nos trazer diversos benefícios, durante uma atividade física os músculos precisam de energia, que é fornecida de forma diferente nos exercícios aeróbicos ou anaeróbicos. No primeiro é o oxigênio que faz essa função e no segundo são fontes independentes desse elemento que realizam esse papel.
Uma respiração correta potencializa a capacidade do nosso organismo captar oxigênio, ajuda na desaceleração do batimento cardíaco, na expulsão do gás carbono dos pulmões, além de auxiliar na diminuição de tonturas e até a facilitar o processo de queima de gordura. Por outro lado, respirar de forma não apropriada pode fazer com que nos cansemos mais rápido, desistamos do exercício, além de ser prejudicial à saúde.
Durante os exercícios com peso evite segurar a respiração quando estiver puxando o peso, pois isso pode aumentar a pressão sanguínea. A respiração mais aconselhada para esse tipo de exercício é a conhecida como respiração passiva – expire no movimento de contração do músculo e inspire ao voltar à posição inicial -.
E durante a corrida, caminhada, bicicleta, natação ou outros exercícios aeróbicos tente encontrar uma respiração regular, quando estiver correndo procure um ritmo que se sinta confortável e adéque a respiração às passadas.
Com a respiração regular o corpo mantém um funcionamento equilibrado e também concentrado.
Se você tem falta de ar toda vez que pratica algum esporte, fique atento, isso pode ser indicação de alguma doença cardíaca ou então você pode estar desacostumado com o exercício.
Fonte: Elhombre