A importância dos alimentos cítricos

A importância dos alimentos cítricos

Além de darem ânimo extra para o dia a dia, os alimentos cítricos protegem o corpo contra doenças, especialmente devido à alta quantidade de vitamina C. Entre as frutas dessa categoria estão o limão, o abacaxi, a laranja e a acerola – todas ideais para consumo in natura ou em sucos e vitaminas.

Encontrados facilmente nas estações frias, os alimentos cítricos melhoram a imunidade do organismo e atuam contra infecções e gripe. Eles também são ricos em vitamina C e contém flavonóides, como explica a nutricionista Karin Honorato ao portal G1: “Esses flavonóides, principalmente a esperidina e a naridina, são substâncias que protegem as nossas células e têm função bactericida, antivirótica e antialérgica”, conta.

Existem ainda outros benefícios. Estas frutas ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, devido à presença de ácido fólico. “Essa vitamina ajuda a diminuir a quantidade de homocisteína no organismo. Quando a homocisteína está elevada, o risco cardiovascular é maior”, explica Karin.

Consumo diário de frutas cítricas

Frutas cítricas

Para usufruir ao máximo dessa proteção natural, especialistas sugerem incluir uma fruta cítrica em uma das refeições diárias, como o café da manhã ou o lanche da tarde. Ingeri-las através de sucos também é uma boa opção, desde que se evite adoçar a bebida.

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Andrea Galante, presidente da Associação Brasileira de Nutrição, ressalta: “Além das flavanonas, esses alimentos são excelentes fonte de vitamina C, beta-caroteno, fibra solúvel e potássio, entre outros. No entanto, lembre das calorias: cada copo (250 ml) de suco de laranja apresenta aproximadamente 150 Kcal”.

Leia também: Conheça o Cross Camp

Tags: