Foto Carol Zimer

Histórias de Superação – Carol Zimer

A Carol Zimer começou a fazer exercícios físicos desde cedo — aos 15 anos de idade já fazia musculação na antiga academia Jazzercise. Sempre preferiu a musculação às modalidades coletivas, pois achava que não levava jeito para as aulas de ginástica.

Boa atleta que é, nunca parou de treinar, nem na época do vestibular, nem mesmo na primeira gravidez aos 27 anos. Durante a gestação ela manteve seus treinos com um ritmo um pouco mais leve e quando ficou grávida pela segunda vez a rotina não mudou. Atualmente ela treina com a personal Marcia Assis que já a acompanha por 4 anos.

Foi apenas em 2012 que Carol mudou sua rotina. Com 32 anos de idade ela descobriu que estava com câncer de mama. “O baque da doença me deixou um pouco depressiva. Foi muito difícil aceitar a situação que eu estava vivendo e com isso resolvi parar de treinar. Tive que fazer cirurgia e logo comecei com as sessões de quimioterapia”.

Depois de ficar quatro meses parada, Carol sentiu dificuldades em voltar à Swimex. Ela tinha mudado, estava usando lenço na cabeça em virtude dos efeitos da quimioterapia, e por ser uma pessoa assídua na academia ficou preocupada com que todos soubessem de sua doença. “Minha intenção era ir para outra academia onde ninguém me conhecesse”, confessa. Quando conversou com a Marcia, sua personal trainer, ela recebeu vários incentivos para retornar aos seus treinos na Swimex. “Não tinha porque ela ir treinar em outro lugar. Ninguém iria falar nada, e que não tinha porque alguém falar algo. Eu a dizia que estava super bem, que estava muito bonita, e que deveria retomar os treinos na Swimex normalmente” – comenta Marcia.


“Hoje eu digo: Voltar para a Swimex durante o tratamento me fez muito bem.”

Depois dessa conversa, a Carol tomou a decisão de encarar a situação. Chegou um dia na Swimex, de lenço e de fato. Todos ficaram surpresos com o que tinha acontecido. Já na primeira semana ela sentiu que tinha feito a escolha certa. Os treinos amenizaram os efeitos colaterais da quimioterapia, e o carinho que recebeu dos outros alunos foi muito confortante. “Tudo isso me ajudou bastante, porque eu já estava sem cabelo. Se eu me entregasse à doença e não cuidasse do meu corpo, seria muito pior”. Além do benefício, a atitude e a força de vontade demonstrada pela Carol serviu de inspiração para outros alunos.

O exercício físico, a alimentação saudável, a suplementação com vitaminas e minerais foram essenciais para a rápida recuperação da baixa imunidade causada pela quimioterapia. Os treinos ajudaram muito na autoestima: “mesmo sem cabelo, gostava do que estava vendo no espelho”.

O estilo de vida levado pela Carol fez toda a diferença na luta contra a sua doença e o papel da Swimex é justamente esse: Fazer com que seus alunos tenham uma ótima qualidade de vida. Por esse motivo vamos mostrar ao longo do ano algumas histórias inspiradoras. Acompanhe nosso blog e nossa fan page e se inspire com esses exemplos!