Fibras alimentares: reguladores do organismo

Fibras alimentares: reguladores do organismo

Quem deseja manter uma alimentação saudável não pode esquecer das fibras alimentares. A substância é essencial para o bom funcionamento do organismo, especialmente do sistema digestivo. Segundo especialistas, a recomendação é que sejam consumidas 25 g diárias para garantir os benefícios à saúde.

Entre as melhorias proporcionadas pelas fibras está a diminuição do colesterol. Aliadas a uma dieta pobre em gordura saturada, as fibras absorvem as moléculas de gordura e geram substâncias que normalizam a síntese do colesterol.

Outro ponto positivo é a melhora da flora intestinal, aumentando a quantidade de bactérias benéficas e minimizando as patogênicas. Como acrescenta a nutricionista Roberta dos Santos Silva ao portal Mais Equilíbrio, “As principais funções das fibras estão na promoção de um bom funcionamento intestinal, na redução dos níveis de colesterol e glicose no sangue, além de facilitarem a digestão e promoverem sensação de saciedade“.

Frutas contém fibras

Fibras solúveis

São aquelas que absorvem a água e transformam-se em uma espécie de gel, eliminando as gorduras das artérias e evitando que o intestino as absorva. Você pode facilmente encontrá-las em verduras, legumes, arroz e pães integrais.

Fibras insolúveis

São essenciais para regular o intestino, prevenindo a prisão de ventre. Para consumi-las, basta inserir no cardápio farelo de trigo, cereais integrais e sementes de linhaça.

Ingestão de líquidos

O único cuidado em relação às fibras deve ser tomar bastante água após o seu consumo, conforme alerta o médico Bruno Geloneze. “É importante lembrar que o consumo de fibras por si só não produz efeitos se não houver uma ingestão razoável de água, cerca de 2 a 3 litros por dia”, conta à revista Viva Saúde.

Caso você não hidrate o seu organismo, ao invés das fibras soltarem o intestino, elas irão potencializar a constipação. Por isso, o ideal é aliar o seu consumo com bastante líquido e, é claro, com outros alimentos que contenham vitaminas, carboidratos e proteínas.

Leia também: Mais saúde através dos temperos

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/