Fernando Van Linschoten e sua trajetória na Esgrima

Há 20 anos, o administrador Fernando Van Linschoten descobriu na Esgrima a sua paixão pelo esporte, após ter passado por experiências no judô, na natação e no futebol. O atleta empunhou a espada pela primeira vez aos nove anos de idade e nunca mais pensou em desistir. Durante sua trajetória, ele contabiliza vitórias em campeonatos estaduais e nacionais, além de uma importante participação nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007 – resultado de muita dedicação e perseverança.

O interesse pela Esgrima surgiu ainda no colégio. Inicialmente, Fernando pensou que seria apenas um esporte interessante para se praticar, mas, com o tempo, despertou a vontade de crescer na modalidade. Para aprimorar seu desempenho, ele começou a frequentar a Swimex, em 2000. “Iniciei como aluno e treinei por cerca de cinco anos. Retornei em 2012, já como atleta da academia, buscando aperfeiçoar minha performance na modalidade. Tem sido muito bom, melhorei tanto durante os treinamentos quanto nas competições”, conta o esgrimista.

Apesar de ser um esporte complexo, Fernando explica que, para iniciar na modalidade, não é necessário nenhum preparo específico. A Esgrima pode ser praticada por qualquer pessoa a partir dos seis anos de idade. Mas quem deseja competir em campeonatos necessita desenvolver determinadas habilidades. “A Esgrima trabalha a agilidade de raciocínio, velocidade de reação, tomada de decisões, equilíbrio, concentração, resistência física, flexibilidade e força. Para você ser um atleta de alto rendimento, precisa ter todos esses benefícios muito bem desenvolvidos”, acrescenta.

Durante as duas décadas na Esgrima, o profissional superou diversos obstáculos para participar de campeonatos. Segundo ele, um dos maiores desafios em ser um esportista no País é a falta de apoio e de investimento, fazendo com que muitos atletas precisem conciliar a vida profissional com os treinamentos. Para conseguir dar conta da rotina, ele procura sempre praticar nos horários livres, antes de ir trabalhar, no horário de almoço e à noite, por exemplo.

“Quando se está em um nível de treinamento de alto rendimento, você acaba abdicando algumas coisas porque precisa seguir uma rotina diária com a alimentação correta, treinos, competições… Procuro não sair da rotina, mas, às vezes, fugir dela faz muito bem, aliás, é fundamental para a cabeça. Alivia o estresse do treinamento e das viagens”, explica Fernando.

Prêmios e conquistas

Com foco em seus objetivos, o esgrimista supera constantemente os desafios que surgem em seu caminho. E as consequências dessa dedicação não poderiam ser melhores. O atleta já foi campeão paranaense e brasileiro, e participou também de Copas do Mundo, Campeonatos Sul-Americanos e o principal: Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

Neste ano, inclusive, os bons resultados já apareceram. Em abril, Fernando participou do Torneio Nacional de São Paulo, a primeira competição nacional de 2014 cuja pontuação vale para o ranking nacional. “Nesta competição, tive um total de oito vitórias e duas derrotas. Na fase de poule, que é a fase classificatória antes das eliminatórias, fiquei na sexta posição. Já na classificação geral, finalizei na 9ª colocação entre 78 atletas que disputaram o campeonato”, conta o esgrimista.

Agora, o atleta prepara-se para sua ida à Argentina. “Para este ano, a próxima competição de que vou participar será a Copa do Mundo de Buenos Aires, em maio. Posteriormente, virão as competições nacionais e estaduais”, empolga-se Fernando.

Além de subir ao pódio, uma das maiores recompensas para o atleta são os conhecimentos que a modalidade proporciona, os quais serão levados pela vida inteira. “Além dos benefícios físicos e da saúde, o esporte nos ensina a disciplina, determinação e comprometimento – atitudes muito importantes ao longo da vida e da carreira que você decide exercer”, acrescenta.

Leia também: Conheça os principais mitos sobre a atividade física

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/