Férias é na Swimex!

Hoje é sabido que a atividade física quando bem orientada traz uma série de benefícios para crianças e adolescentes, porém é muito importante que alguns cuidados sejam tomados para não existir uma sobrecarga de estímulos. Sobrecarga esta que é prejudicial ao desenvolvimento corporal deste público.

Não há uma idade ideal para iniciar esse tipo de atividade, pois alguns jovens são biologicamente mais maduros para executar exercícios com um grau de dificuldade maior, já outros devem começar com treinos mais simples e leves, aguardando seu desenvolvimento. Um fator muito importante é que esta atividade deve ser supervisionada por um educador físico qualificado, que saberá identificar a fase de cada um, direcionando para a melhor série de exercícios possível.

Existe um paradigma que deve ser quebrado, de que a “malhação” vai impedir o crescimento das crianças, pois já é comprovado que estes casos só acontecem devido ao exagero na intensidade dos exercícios e não pelos movimentos que são executados. São os excessos que causam a sobrecarga nos ossos, que assim podem interromper o crescimento, além das sobrecargas articulares que uma atividade intensa pode causar neste público pelo fato do corpo ainda não ter atingido a fase de maturação completa.

Para comprovar que a atividade física, com orientação competente em academia, pode ser uma excelente opção para crianças e adolescentes. Listamos uma série de benefícios proporcionados por esta prática:

  • Fortalece o esqueleto, ajudando em seu desenvolvimento;
  • Aumenta o condicionamento cardiorrespiratório;
  • Aumenta força muscular e flexibilidade;
  • Desenvolve e melhora os níveis de concentração;
  • Reduz os riscos de lesões;
  • Ajuda a controlar o peso corporal;
  • Acelera o metabolismo;
  • Evita problemas de hipertensão nesta fase;
  • Reduz níveis de colesterol, evitando problemas cardíacos no futuro;
  • Melhora a coordenação motora e o equilíbrio.

A prática das atividades em academia como musculação, atividades coletivas, exercícios aeróbios, de flexibilidade e a iniciação em atividades esportivas, são recomendados, com o máximo de cuidado com relação à carga, pois cada criança tem um limite diferente, e estes limites devem ser sempre respeitados.

Há restrição para determinados exercícios?

Sim, a carga deve ser respeitada, como fazemos no pilates. Devem ser respeitadas as orientações dos professores e as regras de segurança, além das diferenças individuais, a maturidade física, psicológica e o nível de experiência da criança.

Pensando nisso, nessas férias de inverno entre os dias 04 e 29 de julho acontecerá o Férias FIT Swimex. Será um mês com muito aprendizado, esportes, exercícios e diversão para a garotada!

Para mais informações passe na nossa recepção e faça sua matrícula. 😉