Exercícios na infância e o desempenho acadêmico

Um estudo realizado pela Universidade Autônoma de Madri apresentou dados sobre a rotina de exercícios, a composição corporal e o desempenho escolar de 2.038 crianças e adolescentes, entre seis e dezoito anos.

Após analisarem as informações, os cientistas descobriram que os jovens com boa capacidade cardiorrespiratória e melhor habilidade motora tiravam notas maiores.

Com o mesmo intuito, uma análise mais abrangente já havia sido realizada, em 2012, em países como Estados Unidos, Canadá e África do Sul. Os resultados também foram surpreendentes. Segundo especialistas, a prática esportiva aumenta o fluxo de sangue e oxigênio no cérebro, e, portanto, melhora o desempenho escolarsensibilizar pais e responsáveis sobre a necessidade de uma vida ativa desde a infância.

Atividade física na infância

Juventude ativa

Além destes benefícios, as atividades físicas evitam o sedentarismo e a obesidade, desenvolvendo também aspectos como a sociabilização durante a infância. Nos primeiros anos de idade, atos simples, como correr e brincar de bola são suficientes para manter a criança ativa. Mas, após os cinco anos, elas já podem iniciar a prática esportiva, sempre com equilíbrio.

Exercícios com moderação

Segundo o educador infantil Rogério Escudeiro, a melhor atividade é aquela que diverte a criança. “O ideal é sentir que as crianças estão à vontade durante as atividades e não preencher a semana toda com qualquer aula, para não haver estresse. Também é muito bom que os pais participem quando possível”, explica ao portal IG Delas.

A academia Swimex oferece aulas de Natação específicas para crianças e adolescentes. Acesse nosso site e confira a grade de horários e mais detalhes sobre a atividade!

Leia também: Aula de Ritmos na Swimex