30 abr Saiba como praticar exercícios físicos durante viagens
Viagens em família são excelentes oportunidades para incentivar crianças e adolescentes à prática de exercícios físicos. A seguir, elencamos as principais modalidades que podem ser executadas ao ar livre com a família inteira, inclusive durante feriados prolongados ou férias escolares.
Caminhada
Seja em uma praça ou em um parque, sempre há onde realizar uma boa caminhada. Você pode fazê-la no ritmo que for mais confortável para o seu corpo, além de ser uma ótima substituta para a esteira.
Antes de iniciar a atividade, o professor e especialista em corrida da Swimex, Juliano França, ressalta que é importante utilizar roupas e tênis adequados à prática esportiva, além de manter uma alimentação equilibrada antes e após os treinos.
Corrida
Praticada por mais de 4,5 milhões de brasileiros, a corrida é uma modalidade que favorece diversos órgãos do corpo, como o coração, pulmões e rins, além de aumentar a força muscular e a resistência física.
Mesmo que já esteja adaptado a correr na esteira, fique atento antes de se exercitar na rua. “Primeiramente, procure um cardiologista e realize o teste de esforço. Em seguida, busque orientação de um nutricionista e de um profissional na área de Educação Física, que seja vinculado ao conselho da profissão”, explica França. Vale lembrar que a corrida pode ser praticada por qualquer indivíduo, é preciso apenas respeitar os limites do corpo.
Natação
O esporte ajuda a aumentar a flexibilidade, resistência, desenvolver a musculatura, o raciocínio, além de melhorar a capacidade cardiorrespiratória. Com todos esses benefícios, a modalidade merece ganhar espaço em sua rotina.
Se estiver viajando, poderá utilizar a piscina do hotel, por exemplo, pois elas “são geralmente semiolímpicas. Nelas, devem ser analisadas a temperatura da água para que o treino não seja desgastante, a profundidade da piscina e se há presença de um guarda-vidas”, explica a professora de Natação da Swimex, Débora Farias.
Durante viagens em família, é comum também que as pessoas nadem em águas abertas, como lagoa, rio e mar. No entanto, os cuidados antes de se aventurar na natureza devem ser maiores, pois nem sempre o visitante tem certeza da profundidade do local. “Verifique se o ambiente é apropriado para a natação e se há vigilância quanto à qualidade da água e até mesmo a metragem e qualidade do local. A presença de um guarda-vidas também é de extrema importância”, ressalta Débora.
Alongamento
A professora de Alongamento da Swimex, Roberta Eick, afirma que alongar-se é de extrema importância para o bom desempenho nas atividades físicas.
A prática regular permite que os músculos passem a suportar melhor as tensões diárias, prevenindo, assim, o desenvolvimento de lesões musculares e melhorando a circulação sanguínea. “O alongamento é importante para o desenvolvimento da consciência corporal, aumento da flexibilidade e amplitude articular”, explica Roberta.
Para quem viajou por longas horas, a professora sugere pequenos exercícios. Ela salienta que após sentar-se, a pessoa pode fazer flexões de tronco, deixando o peito pesar sobre o joelho, sempre com braços e cabeça bem relaxados.
Aliando o alongamento à modalidade que mais lhe agrada, é possível transformar suas viagens em momentos oportunos para a prática de exercícios físicos. Afinal, estar longe de casa não é motivo para se distanciar dos hábitos saudáveis.
Leia também: Aumente o ânimo na Musculação