Exercícios físicos e sistema imunológico

Exercícios físicos e sistema imunológico

Além de aperfeiçoar a coordenação motora, aumentar a força e reduzir o estresse cotidiano, os exercícios físicos oferecem uma grande contribuição ao sistema imunológico. Quando praticadas com moderação, as atividades aumentam o número dos glóbulos brancos (leucócitos), que são os responsáveis pela defesa do corpo.

Como as atividades influenciam?

Quando o indivíduo se movimenta, aumenta o número de células do sistema imunológico chamadas de NK (natural killers, ou exterminadoras naturais). Elas se encontram no sangue e são responsáveis por eliminar vírus e até mesmo tumores.

Como explica Rebeca Cecatto, fisiatra do Hospital Albert Einstein, “tanto exercícios físicos aeróbicos, que incluem caminhadas e ciclismo, quanto anaeróbicos, caso da musculação, podem auxiliar. Mas isso só ocorre quando feitos com regularidade e de maneira moderada”.

Benefícios dos exercícios físicos

Cuidado com exageros

Para se beneficiar com as atividades, é preciso se exercitar ao menos três vezes por semana, durante cerca de 40 minutos. Mas lembre-se: exagerar nos exercícios físicos pode causar efeito contrário e diminuir a proteção natural do organismo, além de provocar lesões musculares e articulares.

Quando as pessoas executam movimentos arduamente, ocorre sobrecarga cardiorrespiratória, alterações hormonais e até mesmo depressão imunológica.
Valéria Alvin de Souza, especialista em treinamento, explica ao portal Mais Equilíbrio que: “A prática de exercícios e treinamentos intensos, onde não há uma recuperação adequada pode provocar depressão do sistema imunológico, tornando-o mais susceptível a processos infecciosos, como gripes“.

Elementos externos

Vantagens dos exercícios físicos

Fatores como má nutrição, falta de sono e tabagismo diminuem a ação da defesa do corpo. Por isso, os exercícios devem ser sempre aliados a hábitos saudáveis, para que possam ser sempre benéficos.

Leia também: GAP: fortaleça o seu corpo