Exercícios físicos a partir da infância

 Exercícios físicos a partir da infância

A falta de exercícios físicos é uma das principais causas da obesidade infantil – doença que tem se transformando em uma epidemia global. Mas, ao competirmos pela atenção dos jovens com videogames e computadores de última geração, como podemos estimulá-los a curtir e a praticar esportes? A resposta está nos hábitos familiares.

Tomar atitudes que sirvam de bons exemplos às crianças é uma das melhores formas de educá-las, afinal, o comportamento dos pais influencia diretamente nos hábitos que serão levados para a vida adulta. Segundo o site da ABESO, pais ativos fisicamente possibilitam que jovens adquiram mais facilmente esse hábito. Por outro lado, a inatividade da família prediz a inatividade na infância.

“Ao contrário do que muitos pensam, nem sempre a culpa é da genética. Filhos de pais obesos têm 10% de chances de serem obesos, o que prova que a influência hereditária não é tão grande quanto se imaginava. O grande vilão é a “transferência cultural”, pois filhos de pais que não fazem atividades físicas e se alimentam mal tendem a assumir os mesmos hábitos dos pais”, explica o educador físico Giovanildo Matias, ao portal Minha Vida.

Benefícios da prática de exercícios físicos na infância

Uma vida ativa proporciona inúmeros benefícios às crianças, como controlar o peso, prevenir o desenvolvimento da hipertensão e evitar anomalias posturais. Mas, além da saúde física, o esporte é uma excelente maneira para melhorar a atenção e o raciocínio dos jovens.

Crianças com hábitos saudáveis

Exemplo disso é um estudo realizado por cientistas da Universidade de Illinois (EUA). Os pesquisadores submeteram crianças entre 9 e 10 anos a testes de raciocínio em datas diferentes. No primeiro dia, elas caminhavam sobre a esteira e no outro, descansavam. “O exercício físico fez com que os garotos tivessem maior atenção nas avaliações, melhor resultado nas tarefas e compreensão mais clara da leitura”, contou o autor do trabalho, Charles Hillman, à revista Saúde. “O exercício faz com que proteínas e neurotransmissores associados a aspectos importantes da aquisição de conhecimento atuem de forma diferente”, acrescenta.

Como incentivar os jovens

De acordo com a Academia Americana de Cardiologia, a partir dos 2 anos de idade já é possível introduzir a criança a um estilo de vida ativo. Uma das melhores formas para fazer isso é tornar os exercícios físicos em um momento de brincadeira. Práticas comuns, como caminhar ou andar de bicicleta com a criança pelo parque, permitem que ela associe os esportes a momentos de lazer e descontração.

Exercícios físicos devem ser estimulados pelos pais

Outra dica é estimular o jovem a fazer exercícios por meio de movimentos lúdicos, tais como: andar, saltar, pular, rolar, descer e subir. Ao mesmo tempo em que ele se diverte, realiza esforço físico com intensidade eficiente. “Os pequenos querem brincar. Distorcer esse interesse é um erro”, ressalta Jorge Steinhilber, presidente do Conselho Federal de Educação Física. “Até os 10 anos, eles devem de preferência fazer jogos de coordenação motora com bolas, panos, arcos, papel e o que mais a criatividade permitir”, esclarece à revista Saúde.

Leia também: Como evitar lesões por repetição