Exercícios físicos para a TPM

Síndrome popular que atinge um grande número de mulheres, a Tensão Pré-Menstrual (TPM) é causada pela variação hormonal que o organismo feminino sofre durante o ciclo menstrual. Como consequência, há alterações físicas e psicológicas.

Para minimizar os incômodos da TPM, os exercícios físicos podem se tornar grandes aliados, pois aumentam o metabolismo, melhoram a circulação sanguínea e amenizam a irritabilidade frequente neste período. Confira a seguir cinco dicas de atividades que podem ajudá-la a superar – de maneira saudável – essa velha conhecida das mulheres.

Abdominais e alongamento

Cólicas são constantes durante o período pré-menstrual. Para aliviá-las, exercícios para a região pélvica, como abdominais, estimulam e facilitam o fluxo sanguíneo, minimizando a sensação de dor. Procure também se alongar, pois os movimentos diminuem o incômodo na lombar e nas pernas.

Exercícios com intensidade leve

O período pré-menstrual não deve ser utilizado para aumentar intensidades ou cargas nos treinos. A capacidade de concentração das mulheres diminui e a sensação de fadiga aumenta. O ideal é que você dê preferência às atividades de ritmo mais leve, como caminhadas, Pilates e Yoga.

Exercícios físicos com intensidade leve

Exercícios aquáticos

Se você costuma exagerar nos doces durante os dias que antecedem a menstruação, as atividades aquáticas, como natação e hidroginástica, podem ajudar a diminuir a ansiedade e, consequentemente, a necessidade de sorvetes e chocolates.

 Hidroginástica na Swimex

Atividade em grupo para o bom humor

Tristeza e melancolia também podem atingir as mulheres durante a TPM, gerando desânimo e até mesmo prejudicando o rendimento no trabalho. Para melhorar a sua motivação, procure atividades aeróbicas em grupo, como a dança e as artes marciais.

Yoga e alongamento para a ansiedade

Outro sintoma comum da TPM é a ansiedade. Por isso, exercícios físicos que relaxam o corpo e a mente são bem-vindos, entre eles o alongamento, o yoga e o Balance.

 Aula de Balance na Swimex

Para saber mais sobre estas e outras modalidades disponíveis na Swimex, acesse nossa grade horária!