Relação entre exercícios físicos e uma boa noite de sono

Relação entre exercícios físicos e uma boa noite de sono

Dormir bem e praticar esportes são dois fatores que se complementam. O sono entre sete e oito horas por dia pode potencializar os efeitos do exercício físico, uma vez que o metabolismo começa a funcionar melhor.

Entretanto, a movimentação esportiva regular e o horário em que é realizada também ajuda na redução da insônia. Além disso, ela traz benefícios a quem costuma dormir “picado”, ou seja, acordar várias vezes na mesma noite. Isso porque o exercício aumenta a quantidade do sono profundo, minimizando o número de despertares e vigílias.

Segundo o médico do esporte Gustavo Magliocca, as pessoas devem, no entanto, evitar comprometer seu sono para treinar excessivamente, mas também não podem deixar a preguiça adiar a prática de exercícios. “É muito importante ter uma boa noite de sono, inclusive para você poder acordar e treinar. Não adianta você restringir cada vez mais o seu sono para fazer o exercício, pois ele acaba se tornando um estímulo desnecessário. Você tem que pensar como uma forma complementar: eu tenho que dormir, mas também tenho que me ativar e fazer atividade física”, explica ao programa Bem Estar.

Porém, se você gosta de realizar treinos à noite, é preciso evitá-los pouco tempo antes de dormir. O ideal é movimentar-se, no mínimo, quatro horas antes de dormir. “A prática libera substâncias que fazem com que a temperatura corporal aumente. E o sono começa justamente quando a temperatura diminui”, explica a médica Stella Márcia Tavares, em reportagem do Hospital Albert Einstein.

Exercícios físicos para um bom sono

Qual atividade fazer?

Além da musculação, os exercícios que trabalham o alongamento, como o Yoga e o Pilates, tranquilizam a pessoa e diminuem a tensão muscular, a dor e a fadiga. Já os aeróbios, como corridas e natação, garantem o condicionamento do sistema cardiorrespiratório e podem, inclusive, minimizar as chances de apneia e o temível ronco.

Na academia Swimex, você encontra essas e outras modalidades, realizadas em diversos horários para se adaptar à sua rotina. Confira em nosso site, clicando aqui.

Leia também: Conheça os benefícios de uma alimentação sem glúten