Esportes: a paixão da infância de Vitor Hugo Pereira de Freitas

Contato com esporte desde cedo

Desde pequeno, Vitor Hugo Pereira de Freitas, desenvolveu uma relação forte com os esportes. Conciliando futebol e judô durante 9 anos, foi aos 13 que descobriu sua verdadeira paixão: a corrida.

Influenciado por seu vizinho, Henrique Artico, um grande corredor de Curitiba que carrega vários títulos em sua carreira, Vitor buscou nessa inspiração a força para tornar-se um atleta conhecido. No mesmo período, foi apresentado ao Marco e Letícia Piazza, da Assessoria Esportiva Equipiazza, os quais foram seus primeiros treinadores.

Graças a essa vivência no meio do esporte, em 2013, Vitor iniciou a faculdade de Educação Física na UFPR. Hoje, graduado, cursa sua especialização em Fisiologia do Exercício, na mesma universidade.

No início de sua carreira, aos 17 anos, disputava o circuito infantil de Curitiba e região metropolitana, com distâncias de 2 a 4km, mas sem muito destaque, e dificilmente conquistava pódio nas provas que participava. Após os 18, Vitor passou a se dedicar aos treinos com mais seriedade; a musculação foi o exercício que faltava para que ele tivesse uma melhora no seu rendimento. Ele percebeu que ela complementava seu treino de corrida, e acredita que tornou-se seu grande diferencial para correr bem.

Mais treinos, mais resultados

Hoje, com 22 anos, ele conseguiu ter vários resultados significativos e um avanço satisfatório em suas marcas nas distâncias 5, 10 e 21 km.

Mas esses títulos vem com muito esforço. Vitor treina duas vezes por dia, seis dias por semana. Nessa rotina, ele corre em média, de 90 a 100 km por semana! Mesmo sem ter horários fixos, ele encaixa os treinos de acordo com seu trabalho – variando entre às 6h da manhã e após às 21h.

Graças a essa dedicação constante, Vitor conquistou sua maior realização como atleta em abril de 2016, quando competiu na Meia Maratona de Santiago, onde entre 20 mil corredores, ficou em 21º, colocação expressiva pelo tamanho da prova.

Para ele, a preparação para cada uma é diferente, todo o processo que passa é um aprendizado, uma superação mental. Para manter sua motivação, ele conta que se inscreve com frequência em diversas provas. Entre as últimas que participou estão a Corrida da Rone, Corrida Polícia Civil, Track e Field e Circuito das Estações, na qual conseguiu ser campeão geral.

Para o atleta, disciplina com o treino para alcançar os benefícios da atividade física é um dos ensinamentos que leva aos seus alunos. Assim, cada um pode buscar uma melhor performance individual.

Além de querer sempre melhorar suas marcas, buscando ser reconhecido em nível nacional com pódio em provas grandes fora de Curitiba, Vitor deseja tornar-se um profissional cada vez mais capacitado e preparado, atuando nas áreas de corrida e musculação.

Seu conselho para quem está iniciando uma carreira como atleta é escolher a atividade ou o esporte que goste, que consiga ter prazer na prática. Com isso, com certeza terá melhores resultados e benefícios!