Com dores nas costas? O Yoga pode ser a solução!

aula-yoga

Ficar muito tempo em frente ao computador ou televisão, não prestar atenção à postura, ficar tenso e preocupado com os problemas diários são alguns motivos que podem causar as dores nas costas. Esta semana, a professora de Yoga da Swimex, Kali Ananda, ensina alguns movimentos simples que irão ajudar você a combater essa dor incômoda!

Yoga é uma filosofia de vida milenar que traz muitos benefícios, tanto para o corpo quanto para a mente. A prática regular ajuda a expandir a capacidade pulmonar, o que torna a respiração ainda mais eficiente, corrige a postura, dissolve as tensões e principalmente as dores no pescoço, ombros e costas, regiões nas quais carregamos muitas de nossas tensões diárias. Quando movimentamos nosso corpo, além de dissolver tensões dos músculos e das articulações, liberamos também as tensões da mente!

As dores nas costas podem ter vários motivos; antes de fazer os exercícios, faça uma autorreflexão e pense em o que tem causado o desconforto. Seria o excesso de responsabilidade que você assumiu, seja por medo, culpa ou raiva? A má postura? Ou medos e insegurança acumulados que causam tensão durante o dia?

Para combater todas essas tensões, prevenir e aliviar dores, separei uma série de posturas que podem ser praticadas todos os dias até mesmo em casa:

Hastinasana

Hastinasana

Em pé, afaste os pés um pouco mais do que a largura dos quadris e deixe os braços soltos ao lado do corpo. Gire o tronco para os lados, olhe por toda sua volta. Fique atento ao movimento do pé. Quando girar o tronco, o pé do lado oposto deve acompanhar o movimento, torcendo-se levemente. Deixe braços bem soltos, batendo no tronco em uma leve massagem. Movimente para os lados dessa forma por algumas vezes, e quando quiser retornar, volte parando o movimento aos poucos.

Uttanasana

Uttanasana

Fique em pé, com os pés afastados na largura dos quadris, tronco reto, braços ao lado do corpo. Inspire elevando os braços pelas laterais, crescendo com a coluna para o alto, quando expirar, desça braços e tronco à frente, soltando o peso da cabeça, braços, mãos, ombros. Relaxe as costas e a cada expiração, solte-se ainda mais.

Permaneça por algumas respirações longas, de 3 a 6 ciclos. Com os joelhos agora levemente flexionados e braços e cabeça soltos, faça um leve movimento com o tronco para os lados.

Vá parando lentamente e quando for retornar à posição inicial, faça uma inspiração longa e vá desenrolando a coluna, vértebra por vértebra, e, por último, suba a cabeça. Fique alguns instantes com os olhos fechados, deixando o corpo assimilar a nova posição.

Movimento circular com o tronco e com o pescoço

rotacao-tronco

Sente-se com as pernas cruzadas e com as mãos sobre os joelhos. Estique a coluna e desça o tronco para um dos lados, levando-o em seguida para frente do corpo e terminando de dar a volta completa. Faça o movimento completo, como se seu tronco circulasse todo seu quadril. Depois de algumas vezes para um lado, repita o movimento para o lado oposto.

Depois de terminar esse movimento com o tronco, dissolvendo tensões das costas, retorne à posição inicial, solte o peso da cabeça à frente, solte bem os ombros. Inicie o mesmo movimento com a cabeça, girando para os dois lados.

Catuspadasana

Catuspadasana

Essa é a movimentação conhecida como a “postura do gato”. Em quatro apoios – com as mãos apoiadas no chão na linha dos ombros, cotovelos levemente flexionados e joelhos afastados na largura dos quadris com dorsos dos pés no chão – inicie o movimento inspirando e elevando queixo e cóccix, enquanto afunda a coluna. Expire e leve queixo em direção ao peito e recolhendo cóccix, enquanto arredonda a coluna recolhendo abdômen, como um gato se espreguiçando.

Inspire iniciando um novo ciclo. Repita por algumas vezes, sempre movimentando junto com a respiração. Ao finalizar, descanse sentando sobre os calcanhares, com a testa no chão e os braços para trás com o dorso das mãos apoiado. Solte-se e respire profundamente por alguns ciclos. Ao se sentir preparado, inspire, subindo o tronco devagar, desenrolando a coluna e a cabeça sendo a última a subir.

Essa movimentação com a coluna pode ser feita também sentada sobre uma cadeira, da mesma forma. Junto com a respiração, inspire olhando para o alto, afundando as costas. Expire olhando em direção ao queixo, recolhendo ombros e abdome, enquanto arredonda a coluna. Depois de alguns ciclos, descanse descendo o tronco à frente, soltando braços ao lado das pernas, relaxando as costas e soltando o peso da cabeça. Respire profundo por alguns ciclos e, para retornar, inspire desenrolando a coluna, e, por último, suba a cabeça.

Pavanamuktasana Asana

Pavanamuktasana-Asana

Deitado com as costas no chão, abrace as pernas junto ao corpo. Inspire profundo e, ao soltar o ar, leve queixo em direção ao peito e a testa em direção aos joelhos. Permaneça por 3 respirações e na quarta expiração, retorne a cabeça apoiando-a no chão. Quando voltar, faça um leve movimento para os lados, pode ser de ombro a ombro ou ainda de cotovelo a cotovelo. Solte o pescoço e movimente de orelha a orelha. Movimente por algumas vezes, massageando as costas e aos poucos vá parando.

Shavasana

Depois dessa série de posturas, deite-se com as costas no chão em Shavasana, com as pernas esticadas e afastadas, pés soltos para os lados e braços ao lado do corpo e com palmas das mãos para cima. Acomode o pescoço com o queixo levemente recolhido e solte o peso da cabeça. Feche os olhos, e permaneça assim por alguns minutos, com o corpo todo solto; entregue-se à força de gravidade da Terra. Quando se sentir preparado, retorne movimentando a partir das extremidades, até se espreguiçar. Deite-se para um dos lados e com a ajuda das mãos vá sentando.

Sinta um grande alívio de tensões do corpo e da mente, sinta-se mais leve e em paz consigo mesmo; sinta-se imensamente feliz por ser quem e como você é! Namastê!

Kali Ananda – professora de Yoga

Leia também: Como usar o índice glicêmico a seu favor?

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/