Dicas para a Maratona de Curitiba

Convidamos a Rafa Trica, corredora Swimex Pro que coleciona diversas corridas importantes e excelentes resultados no currículo, pra dar algumas dicas sobre os treinos e particularidades sobre as Maratonas, com tópicos especiais sobre a Maratona de Curitiba. Confira:

Para mim, correr é um esporte completo e versátil, que você consegue praticar em qualquer lugar. Basta ter um tênis no pé e disposição para iniciar neste esporte.

Rafa Trica, corredora Swimex Pro

No caso da maratona, é necessário dar um passo de cada vez. Procurar um profissional de educação física para periodizar o treinamento, escolher o momento certo para realizar uma prova de 42 km e saber exatamente o que fazer e o que vai enfrentar nos treinos e na prova.

Avaliação médica?

Avaliação cardiológica sempre, assim como para qualquer atividade física.

Tempo de treinamento

O tempo de treinamento especifico para a maratona varia de 4 a 6 meses, desde que já tenha alguma experiência com corrida.

Dieta, hidratação e suplementação

É fundamental uma alimentação bem equilibrada, pois os treinos são intensos e precisamos repor as calorias, eletrólitos e líquidos perdidos.

Material para corrida

É muito importante que seja testado todo o vestuário que se pretende usar no dia da prova. Não se deve inaugurar tênis, bermuda, viseira no dia da competição ou na semana dela, pois pode ser que ao longo da prova apareçam algumas surpresas, como bolhas e assaduras.

Treino de força

Uma boa base de musculação é excelente para redução de lesões e melhoras no rendimento durante os treinos e no dia da prova. Normalmente é feito uma periodização de treinamento, que variam da resistência até a força.

Descanso

O descanso é tão importante quanto o treino. Obedecer ao que o treinador planejou nas rodagens mais leves, nos trotes pós longões e no day off faz parte do ciclo. O treinamento gera stress no corpo e só há ganho quando descansamos.

A barreira dos 30Km (o que fazer?)

Normalmente os treinos mais longos são de 32-34 km. Os 30 km na prova vão aparecer para todo mundo. Por isso é necessário seguir à risca os treinos, a alimentação e o descanso para saber como irei me sentir nesse momento e como meu corpo reage nesta quilometragem. Os 30 km não podem ser uma barreira. Eu sempre penso que já venci 30 km e só faltam mais 12 km para alcançar o meu objetivo que são os 42km. Pode-se criar estratégias mentais para que não seja tão difícil, como, por exemplo, quebrar os 12 km em 12 vezes de 1km, buscando desta forma ultrapassar 1 km de cada vez ao invés de 12 km de uma vez só.

Dicas específicas para Maratona de Curitiba

Clima e altimetria

Treine muita subida. Não adianta fazer somente treinos planos. Meu ciclo para a maratona de Curitiba tem subida em 70% dos treinos de rodagem. O clima varia durante toda a prova. Seria interessante fazer treinos bem cedo, onde a temperatura é mais fria, e perto do almoço, onde o calor já aparece.

O clima na Maratona de Curitiba varia durante toda a prova

Roupa

Uma roupa confortável sempre e que já tenha usado nos treinos. Para quem sente mais frio vale a pena largar a prova com manguito, que pode ser tirado durante o percurso.

Alimentação pré, intra e pós prova

Dois dias antes da prova, costumo aumentar o consumo de carboidratos, sempre com orientação da minha nutricionista. O jantar pré prova é o clássico macarrão com frango grelhado. No café da manhã do grande dia não como nada de diferente. Durante o ciclo é muito importante testar os alimentos antes dos treinos para evitar surpresas gastrointestinais.

Durante a prova, consumo gel a cada 40 minutos com água e sal a cada 1 hora. Mas a alimentação durante a maratona é muito especifica para cada um. Mais uma vez ressalto a importância de um acompanhamento com profissional e testar os alimentos/suplementos nos treinos.

Pós prova é só alegria. Confesso que sempre como algo que estou me privando durante os treinos, como um prato de batata frita rsrs. Mas logo após a corrida consumo um mix de carboidrato com proteína para acelerar a recuperação do corpo.

Dificuldades e particularidades do percurso

É um percurso bem pesado devido às subidas, falsos planos e grande amplitude térmica durante toda a prova. Mais uma vez digo o quanto é importante treinar nas subidas.

O que não deve faltar no treino para Curitiba

Subidas. Muitas subidas. Rs

Tags:
,