16 out Dia Internacional da Alimentação
Hoje comemora-se o Dia Mundial da Alimentação. Idealizada pela ONU, a data é celebrada em mais de 150 países para conscientizar a opinião pública sobre as questões de alimentação e nutrição.
Para nós, o Dia Mundial da Alimentação tem um gostinho mais do que especial. Significa um momento de conscientização sobre a importância dos bons hábitos alimentares para o bom funcionamento do organismo de nossos alunos e atletas.
À Procura do Cardápio Perfeito
No início do treino, é preciso muita atenção à ingestão de carboidratos e proteínas. Presentes em massas, batatas, inhame e carne, ovos e leite, estes alimentos são responsáveis por fornecer a energia necessária que será utilizada durante os treinos e também na reconstrução das fibras musculares, no pós-treino.
Se o objetivo é ganho de músculos, o consumo de carboidrato antes do treino é fundamental para que o praticante tenha reserva de energia.
De acordo com o professor de educação física Alexandre Vieira, autor do livro Manual de Saúde, antes do treino, a alimentação deve conter carboidrato e alguma proteína para fazer com que a pessoa não sinta fadiga na hora do exercício. Após o treinamento, é hora de fazer um prato leve com mais proteína que carboidrato para que as fibras musculares sejam regeneradas. Vale optar por peixe, frango ou iogurte e escolher um item com carboidrato.
Treinos Longos
Se o treino ultrapassar 60 minutos, é recomendado que você faça uma pausa para recarregar as energias. A nutricionista Maria Matos recomenda o consumo de uma fruta, uma colher de mel ou um copo de suco natural.
Hidratação
A hidratação deve acontecer antes, durante e depois dos exercícios. Fundamental para o bom desempenho do corpo, beber água fará com que o seu organismo responda melhor ao processo de emagrecimento e ganho de massa muscular.
Treinos Noturnos
Para quem treina à academia à noite, Wanessa explica que quatro horas antes do treino é preciso comer uma fruta, ou barra de cereal e até 40 minutos antes da musculação, consumir um sanduíche de pão integral com queijo branco que darão carboidratos e proteínas para o treino.
Natação e Corrida
Para treinos de natação ou corrida, que exigem mais energia dos praticantes, é preciso ficar atento ao intervalo entre a ingestão do alimento e o treino. O indicado até trinta minutos antes do treino, a ingestão de carboidrato, seja uma fatia de pão ou bananas.
Pós Treino
— Manhã
Consumir uma fruta e outra fonte de carboidrato (como pães integrais e também cereais) vão te ajudar a repor os nutrientes perdidos durante o exercício e proporcionar energia para o resto do dia. As fontes de proteína mais indicadas são: um copo de leite, um iogurte ou um queijo branco.
— Tarde
Para repor os estoques de energia é fundamental consumir uma proteína. Melhor ainda é consumir um carboidrato junto esta proteína.
E você, já aproveitou o dia de hoje para refletir sobre seus hábitos alimentares? ;]