Desenvolva força e equilíbrio com o Pilates

pilates4

No mundo do fitness, a cada dia descobrimos uma nova modalidade, são tantas aulas diferentes que demoramos a nos acostumar com cada uma delas. Porém, o Pilates é uma das aulas que veio para ficar. Veja todos os benefícios do método, no texto do professor da Swimex Ali Annan.

Há mais de 15 anos, o Pilates é praticado na Swimex. Inicialmente, as aulas eram todas realizadas no solo, atualmente, contamos com atendimento individual no “The Pilates Studio Swimex“, com o uso de aparelhos.

Os exercícios praticados durante as aulas de Pilates visam ao melhoramento do controle do corpo, para desenvolver o que chamamos de “Power House”, que constitui o que há de mais importante no método: fortalecer a área entre a base da caixa torácica e a linha que vai de um quadril ao outro.

pilates-2

A partir desse fortalecimento inicial, passamos a condicionar o aluno, e a trabalhar harmonicamente a flexibilidade e a força e, consequentemente, estimular a musculatura mais profunda da coluna espinhal.

Os exercícios são adaptados à necessidade individual de cada um, sempre protegendo e fortalecendo a coluna. Desse modo, os alunos iniciantes começam os exercícios deitados, oferecendo a melhor estabilização da coluna e a tomada de consciência corporal.

O método foi desenvolvido por Joseph Pilates, na década de 20. Hoje, os exercícios tornaram-se universais, pois é possível que qualquer pessoa execute-os, sempre respeitando seus níveis de evolução e adaptação.

pilates-3

Dividimos a prática em três níveis:

  • Pré-condicionante: nível mais básico;
  • Condicionante: quando o aluno está recebendo a base para começar a treinar sem a orientação constante do professor;
  • Intermédio:  momento em que o aluno já consegue realizar movimentos mais avançados.

Esses níveis mostram os limites que cada um poderá realizar os movimentos, sem causar danos e lesões. É essencial, durante o treinamento de Pilates, que o indivíduo esteja em constante evolução, e que seja avaliado pelo professor a cada aula.

Já o ganho da consciência corporal começa a partir do centro de força, e, claro, diante do fator frequência do decorrer dos treinos.

O Pilates é um exercício completo que desenvolve corpo e mente dos participantes.

Esperamos você para participar conosco de uma aula!

Ali Annan – Professor de Yoga – 1.164 G/PR

Leia também: Por que escolher a Swimex como sua academia?

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/