22 maio Deixe sua refeição mais colorida
Elaborar uma refeição colorida é sinônimo de alimentação saudável, afinal, as cores variadas são sinal de que vários micronutrientes (vitaminas e minerais) e macronutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas) estão sendo ingeridos.
Quando buscamos deixar nossos pratos coloridos, acabamos inserindo diversos alimentos nutritivos, como legumes e verduras. Como consequência positiva, favorecemos a manutenção da saúde e prevenimos inúmeras doenças causadas pelos maus hábitos alimentares e pela falta de nutrientes.
Para facilitar o seu dia a dia, elencamos as principais cores que devem estar presentes em sua dieta, além de uma explicação sobre os benefícios de cada uma delas.
Amarelo
Esse grupo alimentar é rico em betacaroteno, um antioxidante que combate os radicais livres que podem ocasionar câncer e envelhecimento precoce. Procure ingerir laranja, mamão, manga, damasco, milho e abacaxi. “O abacaxi auxilia na digestão, pois contém uma enzima chamada bromelina que protege os vasos sanguíneos”, explica a nutricionista funcional Gabriela Maia, ao portal Corpo a Corpo.
Branco
Simboliza os alimentos derivados lácteos, como queijos e iogurtes. São essenciais para repor o cálcio e evitar problemas ósseos, como osteopenia e osteoporose.
Marrom
São fontes de selênio, vitaminas do complexo B e vitaminas E – substâncias que auxiliam no bom funcionamento intestinal e redução dos níveis de colesterol e triglicérides. Estudos mostram também que esses alimentos combatem a ansiedade e a depressão. Procure ingerir nozes, castanhas, cevada e leguminosas, como grão-de-bico, feijão e lentilha.
Roxo
Constituem esse grupo a uva roxa, a ameixa, o mirtilo, a berinjela e o açaí. Fontes de antocianina e resveratrol, substâncias que impedem a oxidação do LDL colesterol (colesterol ruim) nas artérias, o que protege o organismo de infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).
Verde-escuro
O magnésio é o principal mineral contido nesse grupo. Ele auxilia em mais de 200 reações químicas em nosso organismo. “Os alimentos verdes-escuros são fontes de luteína e zeaxantina, antioxidantes-chaves no combate a problemas de visão e saúde ocular em geral”, afirma Gabriela.
Para inseri-los em sua dieta, busque consumir abobrinha verde, acelga, almeirão, brócolis, pepino, espinafre, couve, rúcula, entre outros.
Vermelho
Os alimentos desse grupo são ricos em licopeno, um pigmento natural responsável pela cor vermelha, e que garante proteção antioxidante, além de combater o colesterol. Segundo a nutricionista funcional, Gabriela Maia, entre os alimentos indicados estão o tomate, a melancia, o pimentão vermelho e o caqui. “O licopeno tem melhor disponibilidade para absorção quando está junto com alguma gordura, como o azeite”, aconselha a profissional à revista Corpo a Corpo.
Leia também: Aplicativos para aperfeiçoar sua corrida