Deixe sua refeição mais colorida

Deixe suas refeições mais coloridas

Elaborar uma refeição colorida é sinônimo de alimentação saudável, afinal, as cores variadas são sinal de que vários micronutrientes (vitaminas e minerais) e macronutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas) estão sendo ingeridos.

Quando buscamos deixar nossos pratos coloridos, acabamos inserindo diversos alimentos nutritivos, como legumes e verduras. Como consequência positiva, favorecemos a manutenção da saúde e prevenimos inúmeras doenças causadas pelos maus hábitos alimentares e pela falta de nutrientes.

Para facilitar o seu dia a dia, elencamos as principais cores que devem estar presentes em sua dieta, além de uma explicação sobre os benefícios de cada uma delas.

Amarelo

Abacaxi integra o grupo alimentar amarelo

Esse grupo alimentar é rico em betacaroteno, um antioxidante que combate os radicais livres que podem ocasionar câncer e envelhecimento precoce. Procure ingerir laranja, mamão, manga, damasco, milho e abacaxi. “O abacaxi auxilia na digestão, pois contém uma enzima chamada bromelina que protege os vasos sanguíneos”, explica a nutricionista funcional Gabriela Maia, ao portal Corpo a Corpo.

Branco

Simboliza os alimentos derivados lácteos, como queijos e iogurtes. São essenciais para repor o cálcio e evitar problemas ósseos, como osteopenia e osteoporose.

Marrom

São fontes de selênio, vitaminas do complexo B e vitaminas E – substâncias que auxiliam no bom funcionamento intestinal e redução dos níveis de colesterol e triglicérides. Estudos mostram também que esses alimentos combatem a ansiedade e a depressão. Procure ingerir nozes, castanhas, cevada e leguminosas, como grão-de-bico, feijão e lentilha.

Roxo

Uva integra o grupo alimentar roxo

Constituem esse grupo a uva roxa, a ameixa, o mirtilo, a berinjela e o açaí. Fontes de antocianina e resveratrol, substâncias que impedem a oxidação do LDL colesterol (colesterol ruim) nas artérias, o que protege o organismo de infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).

Verde-escuro

O magnésio é o principal mineral contido nesse grupo. Ele auxilia em mais de 200 reações químicas em nosso organismo. “Os alimentos verdes-escuros são fontes de luteína e zeaxantina, antioxidantes-chaves no combate a problemas de visão e saúde ocular em geral”, afirma Gabriela.

Para inseri-los em sua dieta, busque consumir abobrinha verde, acelga, almeirão, brócolis, pepino, espinafre, couve, rúcula, entre outros.

Vermelho

Maçã integra o grupo alimentar vermelho

Os alimentos desse grupo são ricos em licopeno, um pigmento natural responsável pela cor vermelha, e que garante proteção antioxidante, além de combater o colesterol. Segundo a nutricionista funcional, Gabriela Maia, entre os alimentos indicados estão o tomate, a melancia, o pimentão vermelho e o caqui. “O licopeno tem melhor disponibilidade para absorção quando está junto com alguma gordura, como o azeite”, aconselha a profissional à revista Corpo a Corpo.

Leia também: Aplicativos para aperfeiçoar sua corrida