Corrida em montanha – Por Henrique Lugarini

O Swimex Pro Henrique Lugarini tem uma paixão por montanha há alguns anos. Seja para uma boa caminhada na trilha com os amigos, corrida ou Mountain Bike, o atleta topa qualquer desafio!

Para ele, cada treino e prova que realiza, aprende algo novo. Os alunos, grupos de pessoas e grandes atletas o inspiram. Além de sempre ser um desafio correr na montanha, o contato com a natureza é algo incrível e fascinante!

 

E para quem, assim como ele, é um amante da montanha, Lugarini dá algumas dicas especiais. Olha só:

Postura

A postura da corrida Trail é sempre mais desafiadora e difícil de manter durante as provas. Quando o cansaço toma conta do corpo, é necessário manter a calma e obviamente, uma postura correta.

Nessa atividade, passa-se por trechos sinuosos com descidas perigosas, trilhas fechadas, galhos, pedras soltas, cachoeiras e subidas íngremes que exigem do atleta força, resistência, técnica, postura, respiração e concentração. Exercícios que trabalham a região do core fazem toda a diferença na estabilidade e performance, fazendo com que sofra menos em uma boa subida.

Técnicas de corrida

É importante focar nas técnicas de corrida no nosso dia a dia. Técnicas de fortalecimento para os membros inferiores e superiores fazem toda a diferença em uma competição.

Praticar aproximadamente 10 minutos de técnica antes do treino é essencial para um bom rendimento e evitar qualquer tipo de lesão.

Subida

Sempre desafiadora! É importante manter o tronco para frente, buscando estabilidade e consciência corporal para obter uma boa passada durante a prova, economizando energia para os quilômetros finais.

Ao subir com o tronco a frente, na ponta dos pés, o rendimento da corrida aumenta, e consequentemente fortalece cada vez mais a musculatura da panturrilha e quadríceps.

Descidas

É imprescindível tomar muito cuidado ao embalar e controlar o pace e a postura. Por isso, é importante prestar atenção na velocidade em que começamos uma descida, observar o mais rápido possível todos os obstáculos à frente e ficar atento ao solo.

Isso deve ser colocado em prática durante os treinos e sempre que possível, antes de uma competição fazer o reconhecimento do percurso para que não haja surpresas durante a prova. Quando descemos forte, exigimos muito a musculatura do quadríceps e por isso, o fortalecimento dos membros inferiores é fundamental. Seja um treino específico na musculação, treinos funcionais, pilates, yoga, crossfit, etc.

Diversifique seu treino

Experimente treinar na terra, na areia fofa, estradas de chão batido, trilhas fechadas, treinar saltos para adquirir novas habilidades na corrida.

Lembre-se

Correr com os joelhos elevados, movimentando os braços corretamente junto ao corpo e mantendo a postura, faz toda a diferença!
Além disso, antes do treino, realizar as técnicas de corrida, uma boa alimentação e um leve alongamento faz toda a diferença no seu desempenho!