Conheça a importância da avaliação física

Conheça a importância da avaliação física

Essencial para quem inicia uma rotina de exercícios físicos, a avaliação física garante segurança ao aluno. Essa etapa permite que ele possa descobrir problemas que limitam a prática de determinadas modalidades e conheça melhor o seu condicionamento físico atual.

Primeiramente o ideal é consultar um cardiologista ou médico do esporte antes mesmo de você começar a frequentar a academia, conforme explica o fisiologista João Pinheiro ao jornal Diário Catarinense: “Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física é preciso ir ao médico para uma avaliação clínica. Alguns exames serão feitos e os resultados podem ajudar na orientação e prescrição de exercícios em relação à carga de esforço e frequência semanal de treinamento“.

Anamnese

O primeiro passo será a anamnese, espécie de questionário através do qual o profissional irá conhecer o histórico de saúde do paciente e de seus familiares, incluindo restrições médicas e uso de medicamentos. Nessa fase, também serão verificadas medidas como estatura, peso e composição corporal (massa magra e gorda).

“A avaliação física tem como objetivo diagnosticar os pontos fortes e fracos do paciente, além de verificar o condicionamento físico, que irá proporcionar informações importantes para a criação de programas de treinamentos adequados”, acrescenta Pinheiro.

Postura

O objetivo deste exame é checar o alinhamento das costas e a presença de desvios posturais. Com ele, será possível indicar tipo, volume e intensidade de atividade física, além de prescrever exercícios que corrijam a postura.

Flexibilidade

Avalia a capacidade de alongamento, o que também ajuda a medir a carga ideal de exercícios.

 

Exame Ergométrico

Outro teste comum é o ergométrico, que busca avaliar o consumo máximo de oxigênio e verificar como o organismo se comporta frente a diferentes graus de esforço. Para realizá-lo, o aluno corre em uma esteira ou pedala por um período determinado, que possibilita ao médico avaliar o potencial de treinamento e identificar doenças cardíacas.

Leia também: Mitos e verdades sobre o abdominal