Conheça a Ciência da Recuperação

Conheça a Ciência da Recuperação

Os períodos posteriores às atividades físicas são essenciais para que os praticantes se beneficiem dos exercícios que acabaram de realizar. Com enfoque nessa etapa, a chamada Ciência da Recuperação tem ganho ênfase no mundo esportivo, pois trata-se de uma fase tão importante quanto o próprio treinamento.

Segundo Turibio Barros, doutor em Fisiologia do Exercício, o processo na área da recuperação pós-atividade tem ajudado a melhorar o desempenho dos atletas. “O progresso científico nesta área ocorreu de forma acelerada, contribuindo para a enorme evolução do desempenho esportivo, a ponto de ser cada vez mais frequente o questionamento a respeito dos limites do corpo”, conta ao portal Eu Atleta.

Reposição de carboidrato

A Ciência da Recuperação propõe dois importantes mecanismos, que contribuem para a evolução do desempenho e também preservam o bem-estar dos praticantes.

Carboidratos são importantes para a recuperação pós-exercícios

O primeiro mecanismo refere-se à reposição das reservas de carboidratos. “Assim que o exercício termina, os músculos têm uma necessidade imediata de repor as reservas de energia utilizadas durante a atividade realizada. Esta reposição se traduz por um mecanismo de ressíntese do combustível utilizado, representado pelo glicogênio muscular”, acrescenta Barros.

Para que a substância seja reposta no organismo, os músculos precisam de carboidratos e repouso. Assim, a glicose acelera a reposição do glicogênio e, consequentemente, a recuperação.

Reposição de proteína

Já o segundo mecanismo aborda a reparação do dano tecidual gerado após a prática de atividades físicas e sanado com o consumo de proteína.

Especialista sugere o consumo de proteínas para a recuperação do corpo.

Barros explica que esse dano se caracteriza inicialmente por um processo inflamatório, seguido pela remodelação das estruturas dos músculos. “Durante este período, o nutriente importante é a proteína. Novamente, a combinação de repouso e nutrientes é que vai atender a necessidade da recuperação”, afirma.

Juntamente com as dicas acima, para que a recuperação seja eficaz, a melhor maneira de ajudar o seu corpo é respeitar os limites do organismo e manter as cargas e intensidades recomendadas pelo educador físico.

Leia também: A importância dos alimentos cítricos

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/

Tags: