Compulsão Alimentar: Você perde o controle com a comida?

Uma das causas da compulsão alimentar é a ansiedade. Já a ansiedade é provocada por um desequilíbrio químico que ocorre em neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina. Esses elementos são responsáveis pela sensação de bem-estar e prazer.

Alguns estudos correlacionam a compulsão alimentar com a dependência de álcool e drogas. Além disso, há estudos falando sobre o poder viciante de alguns alimentos, como o açúcar, que é um dos mais presentes em episódios de compulsão alimentar.

Quem tem uma vida estressante pode estar numa situação ainda pior, pois a produção de dopamina e endorfinas diminui. Aí está um ótimo motivo para nos dedicarmos a gerenciar o estresse do dia a dia.

Perder o controle na alimentação em alguns momentos esporádicos não é considerado como compulsão alimentar ou comer compulsivo. Para ser caracterizado assim os episódios devem ocorrer pelo menos 2 vezes na semana onde é consumido grande quantidade de alimento rapidamente, mesmo depois de sentir o abdômen “estufado” ou plena saciedade.
Aí vai uma dica … se os momentos de perda de controle estão frequentes é importante tomar algumas atitudes preventivas para que isso não desencadeie a compulsão alimentar.

De qualquer forma o que deve acontecer não é a restrição completa de nenhum alimento, mas assim aprender a relacionar-se com todos eles, buscar informação e fazer boas escolhas.

Previna ou controle a compulsão com estas dicas.

  1. Comer de 3 em 3 horas não é o ideal para todos, mas em casos de compulsão , é melhor não ficar muitas horas sem comer e manter refeições equilibradas que saciem de verdade. Aquela sensação de hipoglicemia quando se fica muito tempo sem comer na maioria das vezes acaba em perda de controle e compulsão.
  2. Cuidado com o açúcar. Ele gera um ciclo vicioso que quanto maior a ingestão de doces, maior será a vontade de comer mais doces.
  3. Deixe a preguiça de lado e faça exercícios físicos regularmente. Ocorre redução do estresse e hormônios associados ao bem-estar são liberados. Sua glicemia também fica mais controlada.

Existem alguns alimentos que são ricos em substâncias que estão envolvidas na produção de serotonina, por exemplo. Ou ainda, substâncias calmantes e que ajudam no controle do cortisol (hormônio do estresse).
Veja abaixo alimentos para controlar a ansiedade
Abacate: com índice glicêmico baixo, é fonte de gorduras boas (monoinsaturadas) e magnésio.

Tâmara: é fonte de cromo e rica em vitamina B5, colaborando para um efeito relaxante.

Grão de bico: rico em fibras, magnésio, triptofano e vitaminas do complexo B que estão envolvidas na formação de serotonina
Amêndoas: uma porção desta castanha tem 20% da recomendação diária de magnésio (gerenciador do cortisol, calmante e proporciona um sono melhor
Farelo de aveia: rica em fibras, fornece energia de maneira estável e ainda é rica em magnésio e vitaminas do complexo B . Nutrientes importantes para o combate da ansiedade.
Chá verde: este chá é rico em L-teanina que influencia na produção de serotonina e tem poder relaxante.

Chá de camomila: chá largamente conhecido por seu poder calmante. Pode ser usado antes de dormir para induzir uma boa noite de sono , acalmar , reduzir o estresse e indiretamente melhorar episódios de compulsão alimentar.