Comer durante a noite. Bom ou ruim?

Uma boa alimentação é extremamente necessária para que se tenha qualidade de vida e uma rotina de treinos adequada. Sendo assim, o hábito de comer de madrugada pode comprometer a dieta, o treino e, consequentemente, a saúde.

Durante a noite, o ganho calórico é muito maior e mais fácil de ser adquirido, pois o corpo não queima gorduras o suficiente enquanto estamos dormindo. De acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto Oregon de profissionais de Ciências da Saúde, da Universidade da Ciência e Saúde de Oregon, o alimento é processado de forma diferente ao longo do dia. Isso pode estar relacionado com a flutuação na temperatura do corpo, reações bioquímicas, níveis hormonais, atividade física, absorção e digestão dos alimentos.

Um estudo realizado pelo Ministério da Saúde com obesos e pessoas com sobrepeso, mostrou que indivíduos que comem após o final da tarde perderam menos peso do que as pessoas que comeram antes deste horário, mesmo que elas tenham ingerido, dormido e se exercitado da mesma forma.

A reeducação alimentar pode garantir uma rotina mais saudável e equilibrada. Procure consumir diariamente legumes, frutas e verduras, além de oleaginosas. Esses alimentos são fontes de antioxidantes, que podem retardar o envelhecimento. Recomenda-se que a alimentação seja feita de 3 em 3 horas, deixando um intervalo de duas horas antes de dormir.

Busque um profissional para reestruturar o seu cardápio, com uma alimentação mais saudável, que garanta qualidade de vida.