Chocolate. Comer ou Não Comer, Eis a Questão

O consumo de chocolate é algo que sempre nos remete a dúvida, uns dizem que faz bem à saúde enquanto outros dizem que compromete a dieta e que é um vilão da boa forma. Mas o que na realidade acontece é que o chocolate pode trazer vários benefícios ao corpo quando consumido com moderação. Afinal, além de ser muito saboroso o chocolate aumenta o nosso bem-estar e quando combinado com o leite ele torna-se um excelente aliado na recuperação pós-atividade física.
Existe uma quantidade máxima de chocolate recomendada para consumo diário, trata-se de 30 gramas que é o equivalente a um bombom ou a uma barrinha. Ou então 500 calorias por semana, mas lembre-se que quanto menor a fração diária de consumo, melhor.
No caso de dúvida ao escolher, saiba que os chocolates meio amargos são os mais recomendados devido a sua alta concentração de cacau e também porque o seu consumo melhora consideravelmente o fluxo arterial, diminui obstrução dos vasos sanguíneos e a coagulação das plaquetas, além de auxiliar na redução do colesterol ruim, pois possui antioxidantes. E lógico, o bom humor também está no pacote de benefícios já que aumenta a produção de endorfina e dopamina.
Para quem leva uma dieta mais restrita, existem outros tipos que podem ser consumidos com tranquilidade, como os chocolates funcionais, ricos em colágeno e também os veganos, feitos à base de soja e que não contém glúten. E aqui vai uma dica: Fique de olho nos rótulos e fuja dos açucares e gorduras em excesso.
Segundo a pesquisa realizada pela Universidade Real de Copenhague o melhor horário para o consumo de chocolate é pela manhã, devido ao fato de ser um alimento rico em triptofano, uma substancia que reduz o apetite, quem o consome pela manhã tende a economizar 15% das calorias diárias necessárias, mas atenção: Só vale se for o chocolate meio amargo ou o chocolate amargo. Caso sinta necessidade de comer chocolate no período da tarde, opte por um pequeno pedaço na sobremesa, mas lembre-se: São apenas 30 gramas diárias. Experimente compor esse momento consumindo o chocolate junto com outros alimentos, como por exemplo, uma salada de fruta.
Fonte: Brasil Medicina, Saude.Terra.com