Benefícios das subidas e descidas no Step

Benefícios das subidas e descidas no Step

O Step é uma das atividades aeróbicas mais tradicionais ao redor do mundo. A modalidade consiste no desenvolvimento de coreografias em volta de uma plataforma que imita um degrau – sempre ao som de músicas empolgantes e professores animados. Durante a aula, os alunos sobem, viram, pulam e executam diversos outros movimentos que potencializam o gasto calórico e trazem inúmeros benefícios ao organismo.

Com foco no condicionamento aeróbico e na força muscular, o Step é um grande aliado de quem busca emagrecer. Em apenas uma hora de exercício em ritmo intenso, é possível gastar até 600 kcal. Além dos benefícios físicos, a modalidade ajuda na coordenação motora e na memória devido às variações e ritmos dos movimentos.

De acordo com o professor de educação física e personal trainer José Carlos Altieri, o Step surgiu a partir da necessidade em se realizar uma aula que unisse motivação e atividade aeróbica sem alto impacto. “O principal objetivo da aula é o condicionamento cardiovascular. Sua intensidade é determinada, principalmente, pela altura do Step. Quanto mais alto, mais intensa”, conta em sua coluna do portal Sentir Bem.

Step Class da Swimex

Etapas da aula

De acordo com Altieri, a aula é dividida em três etapas. Com duração entre 5 e 10 minutos, o aquecimento é a fase em que se dá uma atenção especial à musculatura de pernas e coxas. Em seguida, ocorre a fase principal com 40 minutos de movimentos que combinam subidas e descidas. Já a fase final dura em média 10 minutos e contempla o esfriamento e alongamento, especialmente das pernas.

Para quem nunca experimentou o Step, a dica é começar as aulas duas vezes por semana em dias alternados. Após o organismo se habituar, é possível aumentar para três vezes semanais. Procure acelerar o ritmo aos poucos, dessa forma, você prevenirá lesões ocasionadas por movimentos repetitivos.

Aulas de Step são bastante animadas

Mas lembre-se: antes de iniciar na modalidade, é essencial procurar aconselhamento médico, pois em alguns casos, como sobrepeso excessivo e problemas no joelho, a prática não é recomendada.

Leia também: Uma taça de vinho para a saúde