Andréa Knaut e a Cozinha Terapia

 

Uma trajetória saudável na cozinha. Esse é o assunto da nossa conversa com a professora de Pilates e personal trainer Andréa Knaut.

Como professora certificada pelo Authentic Pilates Brasil – Inelia Garcia – e personal trainer, na Academia Swimex, a educadora física Andréa Knaut sempre procurou manter hábitos saudáveis, especialmente relacionados ao esporte. Em sua trajetória, já praticou inúmeras modalidades, como Handebol, Natação e Dança, tornando-se professora de Hidroginástica no início de sua carreira. Porém, após notar alterações negativas em seu corpo, ela decidiu que apenas exercícios não bastavam, era preciso também reestruturar sua alimentação diária.

“Comecei a observar ganho de peso, desânimo, mal-estar, insônia e muita retenção de líquido. Busquei, então, auxílio de um nutricionista. Foi aí que caiu a minha ficha, que percebi que precisava tomar o controle do meu corpo através de um estilo de vida mais saudável. Não bastava praticar exercícios, eu precisava comer certo”, comenta a professora.

A transformação começou a partir da elaboração de um plano alimentar específico para suas necessidades, acompanhado de perto por Juliana Molina, nutricionista da Academia Swimex. A dieta diária de Andréa é composta por uma variedade de alimentos, como frutas, peixes, arroz integral, quinoa e gorduras boas. Já o glúten, o leite e derivados não entram mais em suas refeições. “O que mais me surpreendeu é como meu organismo reagiu bem. Hoje eu durmo melhor, tenho mais energia, perdi oito quilos e meu metabolismo e intestino estão funcionando melhor”, explica.

No entanto, como toda alteração na rotina, Andréa conta que as mudanças foram difíceis no começo. Com uma experiência bastante tímida na culinária, aos poucos ela se aventurou em novos pratos e ingredientes. “No início nada é fácil, tive que ir para a cozinha, e juro: nunca gostei de cozinhar até então. Fui me adaptando e me organizando para atingir minha meta. Quando percebi, estava totalmente seduzida pela gastronomia e cada dia mais feliz com meus resultados”.

Cozinha Terapia

Atualmente, a professora pratica o que denomina “Cozinha Terapia”, ou seja, transformou a vontade de cozinhar e comer bem em rotina. “Quando entro na minha cozinha e começo a bolar meus pratos, me desligo do mundo, sinto uma energia positiva, e posso dizer com todas as palavras que está sendo maravilhoso”, afirma.

Além de encantar os seguidores com pratos saborosos, Andréa também costuma cozinhar para os amigos, namorado e a filha Beatriz de nove anos – sua maior paixão. “As receitas que mais chamaram a atenção das pessoas foram o escondidinho de batata baroa com cogumelos paris, o espaguete de abobrinha, o mousse de chocolate feito com abacate… Acredito que elas chamaram a atenção devido aos ingredientes, já imaginou fazer uma lasanha de berinjela, abobrinha e tofu?”.

Para quem tem uma rotina atribulada assim como a dela, a sugestão de Andréa é deixar os alimentos preparados previamente. Dessa forma, facilita na hora de cozinhar. “Como meu tempo é corrido, não posso ficar o dia inteiro na cozinha, então eu me organizo. Em um dia da semana deixo tudo cortado, lavado e algumas coisas cozidas. Por exemplo: A salada deixo lavada na geladeira, legumes lavados e cortados, carboidratos cozidos. Assim fica fácil. É só chegar em casa e cozinhar!”.

Para garantir que a mudança vale a pena, Andréa aconselha: “Primeiro você tem que querer essa mudança e, depois disso, estabelecer metas. Trabalhe com elas. Enquanto seus objetivos não forem tão importantes para você como respirar, acredite, eles não serão alcançadas. Foque, deseje muito e corra atrás deles. Boa sorte”, completa.

Leia também: Conheça os benefícios de uma alimentação sem glúten