Alimentos coloridos: Passaporte para uma vida saudável

Faça do alimento o seu medicamento, e do medicamento o seu alimento“. — Hipócrates

Além de atuar na manutenção da saúde, os alimentos coloridos ajudam a prevenir muitas doenças. Os nutrientes estão representados através da pigmentação das frutas e legumes que contém propriedades preventivas de doenças e vitaminas específicas.

A cor vermelha das frutas é sinônimo de que poderosos antioxidantes se encontram no alimento. Segundo um estudo desenvolvido pela Universidade de São Paulo, a Romã, além do ácido elágico, conta com os benefícios de mais dois tipos de ácidos: o gálico e o protocatequínico. Juntos, eles barram moléculas que danificam as estruturas das células que podem causar câncer.

Swimex | Alimentos Coloridos

Alguns alimentos são capazes de diminuir o risco de doenças cardíacas, prevenir a aterosclerose e até melhorar o fluxo sanguíneo. Outros possuem propriedades capazes de baixar a tensão arterial e melhorar o perfil do colesterol HDL/LDL. São os chamados “alimentos funcionais”, aqueles que possuem substâncias antioxidantes que protegem e até rejuvenescem o organismo.
Quanto maior a variedade de cores no seu prato, maior será a variedade de nutrientes no seu organismo. Desta forma, você pode evitar a monotonia alimentar e obter uma dieta mais atrativa, que proporcione muito mais energia e qualidade de vida para o seu dia a dia.

As principais substancias presentes em cada cor são:

Alimentos brancos

Fontes de magnésio, potássio, fibras e vitamina C, estes alimentos devem ser priorizados nas dietas. Ricos em cálcio e fósforo atuam na manutenção dos ossos e dentes. Exemplos: alho, cebola, batata, nabo, palmito, banana, couve-flor, carboidratos, vitaminas B6 e B2 que favorecem a respiração das células e ajudam no metabolismo de proteínas, e ações anti-inflamatórias, antifúngicas e anticancerígenas.

Alimentos amarelos e alaranjados

Esses alimentos ajudam no bom funcionamento do sistema imunológico, do coração e da visão. Seus nutrientes mais comuns são o Beta-caroteno e a Vitamina C. Exemplos: abacaxi, abóbora, abiu, ameixa amarela, batata baroa, batata doce, batata inglesa, caju, carambola, caqui, cenoura, damasco, gengibre, kinoa, laranja, mamão, manga, maracujá, mexerica, moranga, melão, milho, nectarina, pêssego, damasco, pimentão amarelo, sapoti e tangerina.

Alimentos marrons

Ricos em fibras, os alimentos de cor marrom regulam o funcionamento do intestino, prevenindo o câncer e as doenças cardiovasculares, combatem a ansiedade e a depressão. Fontes de selênio, vitamina E e vitaminas do complexo B. Ajudam a controlar o colesterol e o diabetes e melhoram a flora intestinal.
Exemplos: Avelã, arroz integral, canela, castanha, centeio, cevada, grão-de-bico, amêndoas, amendoim, arroz integral, aveia integral feijão, lentilha, nozes, pão integral, pinhão, soa, tamarindo e trigo.

Alimentos verdes escuros

São alimentos ricos em luteína, betacaroteno, ferro, cálcio, fósforo e clorofila, pigmento responsável pela coloração. Possuem vitaminas do complexo B, atuam na prevenção de câncer, principalmente de intestino, são antioxidantes e combatem os radicais livres. Exemplos: vegetais folhosos, salsão, o pimentão verde, o salsão, o abacate, a abobrinha verde, brócolis, ervilha, kiwi, limão, couve, vagem, alface, repolho e a salsa.

Você sabia que a clorofila ajuda a diminuir a fadiga mental e dá uma força extra ao metabolismo? E isso sem falar em seu efeito poderoso na eliminação das toxinas.

Alimentos vermelhos

Ricos em antocianinas, compostos fenólicos com potente ação antioxidante no organismo. Atuam contra o envelhecimento celular, reforçando o sistema imune e prevenindo doenças. Fontes de vitamina C, outro antioxidante natural que reforça a defesa do corpo contra infecções e mantém a elasticidade da pele. Exemplos: amora, cereja, melancia, framboesa, romã, tomate, morango e goiaba.

Alimentos roxos

Alimentos roxos possuem propriedades que combatem os radicais livres. São essenciais na renovação celular, mediações químicas do organismo. São ricos em ácido elágico, composto fenólico que evita o envelhecimento precoce e diminui o risco de formação de células cancerígenas.
Exemplos: açaí, amora, a ameixa preta, o figo, a framboesa, a jabuticaba, a lichia, o mirtilo, a uva roxa, a ameixa roxa, a berinjela, a beterraba, o repolho roxo, a alcachofra, a cebola roxa, o alho e a alface roxa.

Capriche nas escolhas e lembre-se: ser saudável contribui para o bom funcionamento do seu organismo e também do humor.

(Fontes: Portal Eu Atleta, Revista Corpo a Corpo, Portal A Nutricionista)