Conheça os benefícios de uma alimentação sem glúten

Milhões de brasileiros possuem intolerância ao glúten – uma proteína sem valor nutricional presente na farinha de trigo, aveia e centeio. Chamados de celíacos, esses indivíduos devem evitar a ingestão de alimentos que contenham a substância, pois ela impede a correta absorção de nutrientes pelo intestino.

Considerado o novo vilão da alimentação saudável, o glúten tem como função fornecer elasticidade às misturas de pães e bolos. Os malefícios surgem principalmente durante a digestão. Segundo especialistas, o sistema digestivo tem dificuldades para digerir a proteína, o que causa uma sensação de inchaço. Pode ocorrer também, durante o processamento no organismo, o deslocamento de fragmentos da substância para a corrente sanguínea, provocando reações inflamatórias.

Dieta com restrições
Não é apenas quem tem sensibilidade ao glúten que se beneficia de uma dieta restritiva. Atualmente, nutricionistas vêm defendendo que eliminar essa proteína da alimentação diária pode minimizar o grau de inflamação do organismo e diminuir problemas como retenção de líquido, obesidade e complicações cardiovasculares.

“Eliminar o glúten da dieta provoca a redução no grau de inflamação do organismo. Assim, o metabolismo volta a funcionar normalmente, o que promove a diminuição da retenção de líquidos, perda drástica e rápida de peso e a correta absorção dos nutrientes pelo intestino”, explica a nutricionista Andréa Santa Rosa, ao portal da GNT. Além do funcionamento adequado do corpo, a dieta sem glúten proporciona perda de peso, considerada um dos seus principais chamarizes.

Para começar a seguir a dieta sem glúten, basta diminuir – ou interromper – a ingestão de alimentos com a proteína. De acordo com o endocrinologista Tércio Rocha, em entrevista à revista ISTOÉ, os primeiros resultados aparecem rapidamente. “A pessoa percebe uma mudança imediata, para melhor, em todo o seu estado geral, além do declínio do peso corporal. Após duas semanas, já é possível notar nitidamente uma redução de inchaço. E o emagrecimento torna-se bem visível 45 dias depois do início da dieta”, conta o médico.

Escolher alimentos sem glúten pode ser um desafio

A principal dificuldade de quem evita alimentos com glúten é encontrar substitutos para eles. A dieta, por exemplo, restringe o consumo de bebidas alcoólicas, como o whisky, e de vários alimentos, como bolos e macarrão. Mas se você ficar na dúvida sobre qual alimento contém a substância em sua fórmula, basta ficar de olho nos ingredientes de cada produto, pois, no Brasil, é obrigatória a indicação, no rótulo, da presença ou ausência do glúten.

Leia também: Vantagens e riscos dos termogênicos