Açúcar, Adoçante ou Mel?

Açúcar, adoçante ou mel? Qual a forma correta de adoçar o café, o suco ou o chá?
É comprovado que o consumo excessivo de açúcar é prejudicial à saúde devendo ser evitado. No entanto, o uso de adoçantes em excesso também não é o indicado.
Existem outras formas de adoçar a bebida e de maneira mais saudável e sem abusar das calorias. O açúcar cristal, o refinado e o de confeiteiro, são os mais populares tipos de açucares disponíveis no mercado, porém apresentam um alto índice glicêmico e menos nutrientes, devido às etapas de processo industrial às quais passam. O açúcar orgânico é cultivado sem fertilizantes químicos desde o plantio até a sua etapa final e apresenta uma maior quantidade de vitaminas e minerais, já o açúcar light é uma mistura de açúcar com adoçantes, por isso não apresenta o gosto residual de adoçantes e o seu consumo é contra indicado para indivíduos diabéticos.
A frutose é o açúcar presente nas frutas, com o poder de adoçar bem maior que o da sacarose (açúcar). O açúcar mascavo não passa por nenhum processo de refinamento, mantendo suas características nutricionais. Existe ainda o demerara, bastante semelhante ao açúcar mascavo, a única diferença é que ele não altera o sabor dos alimentos.
Apesar de não ter calorias, os adoçantes artificiais apresentam diversos aditivos químicos, como aspartame e sacarina, alguns deles comprovadamente prejudiciais a saúde a longo prazo.
Então, se a sua taxa de glicose é estável, opte pelos açúcares light, orgânico ou mascavo e se for optar pelo uso de adoçantes, prefira os naturais como stévia e sucralose. Mas sempre existem outras opções, como o mel, que quando utilizado puro e natural é fonte de vitaminas e minerais.
Dica: Sempre alterne as formas de adoçar os alimentos e use com moderação. Não abuse do açúcar e reduza o uso de adoçantes.
Fonte: EuAtleta