12 ago Alimentos com fama de emagrecedores
Disponíveis em lojas de produtos naturais e supermercados, diversos alimentos têm sido comercializados com a promessa de ajudar no processo de emagrecimento. Contudo, médicos e nutricionistas questionam essas capacidades e afirmam: nenhuma comida faz milagres.
A seguir, confira quais são os principais alimentos com fama de emagrecedores, mas que não devem ser consumidos apenas com esse propósito.
Goji berry
Cada vez mais popular no Brasil, a goji berry é conhecida por ajudar no rápido emagrecimento. Porém, é na verdade uma fruta altamente calórica (duas colheres de sopa têm 100 kcal), e não existem estudos aprofundados que comprovem seu poder emagrecedor.
Quitosana
A quitosana é consumida com o objetivo de prolongar a saciedade, devido ao seu alto teor de fibras. Contudo, a endocrinologista Claudia Cozer explica que ela possui capacidades semelhantes à gelatina na diminuição da fome. “Comer gelatina antes de uma refeição promoveria a mesma sensação de saciedade. Além disso, o efeito do produto é sutil e imperceptível para várias pessoas”, explica à revista Veja.
Spirulina
Trata-se de uma bactéria que possui em sua composição 60% de proteína. Comercializada em cápsulas, tem como objetivo aumentar o efeito de saciedade. Contudo, especialistas afirmam que o efeito não é tão intenso a ponto de ajudar no emagrecimento, sendo melhor recorrer a alimentos comuns ricos em fibras.
Cúrcuma
Chamada também de açafrão-da-terra, a cúrcuma tem poder antioxidante e anti-inflamatório, mas não há nenhum estudo que relacione o seu consumo ao emagrecimento.
Se você deseja emagrecer, o melhor ainda é optar pela tradicional fórmula que une exercícios físicos, alimentação balanceada e fracionada durante o dia e hábitos saudáveis.
Óleo de coco
Além de ser mais calórico do que o azeite, seu consumo excessivo pode causar aumento de peso e problemas de saúde, como aumento do colesterol e arteriosclerose – doença que causa depósito de gordura nas artérias.
Leia também: A importância dos carboidratos