XII Maratona Aquática de Curitiba: um evento exemplar da capital paranaense

A Maratona Aquática de Curitiba é um evento de natação e de ação social, que juntamente com o Departamento de Incentivo ao Esporte e Promoção Social da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, buscam sensibilizar os frequentadores de clubes, academias e universidades sobre a importância da organização social através do trabalho voluntário. O evento, que acontece anualmente desde de 2002, foi reestruturado ao longo dos anos para engajar cada vez mais as equipes e proporcionar bons resultados a todos os envolvidos.

No último sábado, 23 de setembro, os nossos alunos participaram da XII Maratona Aquática de Curitiba, que aconteceu no parque aquático da PUCPR e foi organizado pela Prefeitura Municipal.

Para a alegria dos idealizadores – entre eles, nosso atleta master de natação Luciano D’Agostini -, esta edição do evento contou com um número recorde de participantes! Em forma de revezamento, 732 atletas de 39 clubes e academias de Curitiba nadaram durante 6 horas seguidas. Além de superar as próprias metas, os nadadores vestiram a camisa do projeto para promover o trabalho voluntário e divulgar ainda mais, a natação para a sociedade.

Cada equipe formada era composta por, no mímino, 12 nadadores – e as idades de cada um variaram muito! O evento recebeu nadadores de 10 até 86 anos!

Além de quebrar o recorde de inscritos, esta edição também surpreendeu pelo recorde de distância percorrida: a somatória das equipes totalizou 792km e 350 nadados!

Graças a este projeto incrível e a integração das equipes, foram arrecadadas quase 10 toneladas de alimentos não perecíveis, destinados ao Programa de Voluntariado Paranaense (Provopar Estadual).

O término do evento também trouxe felicidade a nossa equipe Swimex + Manocchio, que subiu ao pódio após ter conquistado a quarta colocação entre as 39 equipes participantes.

O agradecimento para este desafio ter sido conquistado com alegria, fica para os professores responsáveis e empenhados ao máximo para formar a equipe: IIan Kessel e Fabrício Kozel! Nosso obrigado também se estende para as professoras Cleonice Gonçalves, coordenadora de contrapartida Social da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, e Maria de Fátima Lopes, da Faculdade Dom Bosco. Graças a brilhante colaboração de todos, foi possível que o time levasse a medalha de quarto lugar para casa!

Para Luciano, o evento é sinônimo de orgulho: “Antigamente, a Maratona Aquática de Curitiba era realizada numa piscina de 25m; hoje, acontece numa piscina olímpica, de 50m e ainda com as raias montadas em formatos de 25m. Nesta logística, ampliou-se a capacidade de receber, no máximo, 39 equipes”.

Neste contexto, o número de voluntariados necessários para executar o evento praticamente quadruplicou!

A Maratona Aquática de Curitiba é um evento de muito sucesso e que promove grandes desafios – não apenas para os nadadores, mas entre todas as pessoas envolvidas para fazer este grande projeto acontecer de uma forma exemplar!

Confira a classificação final da XII Maratona Aquática de Curitiba:

Categoria Convencional

CAMPEÃO: Clube Curitibano A (27km e 400m) – Técnico: Profº Erick Saldanha
VICE-CAMPEÃO: PUC Competições (25km e 650m) – Técnico: Profª Maria Cléia F. Preis
3º LUGAR: Colégio da Polícia Militar A – Escolinha de Triathon (25km e 600m) – Técnico: Profª Camila Silva de Castro Ferraro
4º LUGAR: Swimex/Manocchio (24km e 800m) – Técnico: Fabrício Kozel
5º LUGAR: Associação de Talentos da Natação/ATN (24km e 450m) – Técnico: Profº Jeferson Fernandes Alves

Categoria Paradesporto

CAMPEÃO: PUC Natação Paralímpica (16km e 800m) – Responsável: Ronan N. Cordeiro/ Técnico: Profº Rui Meslin

Troféu Solidariedade

CAMPEÃO: Incentivo ao Esporte Curitiba – ( Doação de 532 Kg de alimentos) – Atletas Incentivados pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte

Melhor Desempenho Técnico Categoria Convencional

Masculino: Elder Luna Santos de Oliveira – 27 piscinas em 15′- Equipe Clube Curitibano A
Feminino: Bárbara Edith Lemos – 25 piscinas em 15′ – Equipe dos Atletas Incentivados pela Lei de Incentivo ao Esporte de Curitiba

Melhor Desempenho Técnico Categoria Paradesporto

Masculino: Eric Tavares – 20 piscinas em 15′ – Equipe PUC Natação Paralímpica/Atletas Incentivados pela Lei de Incentivo ao Esporte de Curitiba
Feminino: Érica da Rosa – 16 piscinas em 15′ – Equipe PUC Natação Paralímpica/Atletas Incentivados pela Lei de Incentivo ao Esporte de Curitiba