Você sabe escolher seu alimento?

Saber identificar quais são os melhores alimentos e saber escapar das armadilhas do marketing pesado da indústria de alimentos é muito importante. Somente com esse cuidado nossa alimentação pode ser muito melhor.

Siga essas dicas e passe consumir somente alimentos de verdade.

1. Prefira sempre alimentos in natura. Faça com eles façam parte da maioria dos alimentos que você consome diariamente. Quanto menos processado melhor. DESCASQUE MAIS E DESEMBALE MENOS! Essa frase faz muito sentido aqui.

2. Sempre que puder prefira alimentos orgânicos.

3. Quando consumir produtos processados, escolha com cuidado e carinho. Todos os ingredientes dos alimentos estão descritos em uma lista em ordem decrescente de utilização. Então, fica fácil descobrir qual ingrediente está presente em maior quantidade. Se for gordura, açúcar, xarope ou farinha branca, você sabe que não é um alimento bom e nutritivo para consumir.

4. Quanto menos ingredientes o alimento tiver, melhor. Hoje é fácil encontrar listas enormes onde aparecem nomes como, conservantes, edulcorantes, aromas, adoçantes artificiais, corantes, xaropes e estabilizantes. Todos esses artifícios utilizados são para dar mais tempo de prateleira, dar mais sabor e tornar mais barato. Ou seja, o que é importante para o bolso da indústria e não para a saúde do consumidor final.

Veja um exemplo prático:

Exemplo de lista de ingredientes de uma Granola industrializada comum
Ingredientes: Aveia em Flocos, Flocos Multicereais (Trigo, Arroz, Aveia, Milho, Cevada e Bicarbonato de Sódio), Açúcar Invertido, Amido Modificado, Flocos de Milho,Uva-passa, Açúcar, Coco Desidratado, Maça Desidratada, Açúcar Mascavo, Óleo dePalma, Acerola Desidratada, Castanhas (caju e Pará), Extrato de Malte, Sal, Estabilizante Maltitol, Umectante Sorbitol, Antioxidante Lecitina de Soja,Aromatizantes e Antioxidante Natural Tocoferol (Vitamina E).

Exemplo de lista de ingredientes de uma Granola feita de forma artesanal
Ingredientes: Aveia em Flocos, Castanhas do Pará, Castanhas de Caju, Semente de Linhaça, Uvas Passa, Mel, Gergelim, Óleo de Coco, Pasta de Amendoim Integral, Suco de Limão, Raspas de Limão, Canela, Sal Integral.

A segunda opção tem menos ingredientes e os que estão presentes são ingredientes que tornam o produto muito mais nutritivo, saboroso e saudável.

Faça boas escolhas e determine sua saúde e bem-estar.