Uma boa alimentação e a prática de exercícios podem alterar o seu DNA!

De acordo com um estudo realizado por cientistas da Universidade de McGill, no Canadá, hábitos saudáveis são ainda mais poderosos do que se imagina para o nosso corpo: eles podem mudar o seu DNA, modificando o funcionamento dos genes.

A pesquisa analisou 27 mil indivíduos que possuíam um tipo de gene que aumenta o risco de doenças cardíacas. Nas pessoas que consumiram uma dieta rica em vegetais, esse gene parou de funcionar. Isso ocorre porque o microRNA, molécula presente no material genético das plantas, interage com o DNA humano, podendo ativar ou desativar nossos genes. O bioquímico líder do estudo, Chen-Yu Zhang, da Universidade de Nanjing na China, diz que além dos nutrientes das plantas, também estamos comendo informações que podem regular nosso material genético.

Já a atividade física pode mexer com o DNA dos nossos músculos. Quando você se exercita, enzimas que alteram o funcionamento dos genes dos músculos entram em ação, reprogramando o tecido para que ele queime gordura e açúcar de forma mais eficiente.

No entanto, em ambos os casos, as alterações são temporárias. Se você parar de se exercitar ou comer verduras, seus genes voltam ao estado anterior. O segredo de uma vida saudável está no seu código genético, mas também depende de bons hábitos diários.